Carta AMD Junho 2018

Amado(a) Irmão(a),

Existem pessoas que costumam questionar Deus do por que acontecem coisas ruins; se Ele é Deus e criou todas as coisas, então por que ele deixa isso acontecer? E dizem, se Deus é bom e não quer que coisas ruins aconteçam, então por que Ele permite essas coisas, será que Ele é bom mesmo?

Acontece que têm pessoas que só querem fazer perguntas, reclamar e discutir.  Vamos, então, fazer uma pergunta a essas pessoas, se elas, realmente, querem saber o que Deus é e como Ele age; senão é melhor que fiquem sem resposta. Será que querem saber a Verdade? Quem não quer ouvir o ensino com a resposta dessas perguntas, então não tem nada que possa mudar aquela vida.

Precisamos saber qual é a fonte que jorra de Deus para termos as explicações às perguntas que se fazem.

Vejamos o que diz Gênesis 1:31 – “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Pois bem, lemos que Deus fez tudo! Gênesis 2:1-2 – “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado o dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.” Tudo o que Deus fez é Perfeito e Santo porque Ele é Santo e Perfeito; não tinha nada de imperfeição no que ele fez, não tinham doenças, desastres, terremotos, tudo era perfeito.

Vejamos agora Tiago 1:17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudanças.” Coisas boas vêm de Deus, Ele só dá coisas boas, então câncer, cegueira, acidentes e etc., não são coisas boas. Deus, lá no Céu, não está dizendo eu te amo e mandando coisas ruins para alguém aqui na terra, e se vem um furacão e leva a casa para os ares, isso não é dom perfeito e não se encaixa em Gênesis 1 e Tiago 1:17. Deus não é a fonte do mal, então de onde vêm esses males?

Observe o que Deus diz em Gênesis 2:16-17 – “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; certamente morrerás.” Deus deixou claro aqui dizendo o que vai acontecer se não fizermos o que Ele diz. Nessa passagem Deus diz que quem sair do padrão Dele e criar o seu próprio vai trazer morte para própria vida, pode ser morte espiritual, morte física ou fracasso no que fizer.

Em Gênesis 3 Adão desobedece e depois dos novecentos anos de vida ele morre e isso não foi o que Deus planejou. Veja esse fato em Gênesis 5:5 – “Os dias todos de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu!

Voltemos para Gênesis 3:17 – “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.” Por causa de Adão a terra e tudo o que nela há foi amaldiçoado.

A seguir, os versículos 18-19 – “Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Quando Deus criou todas as coisas, tudo era perfeito, não tinham pragas, mas, depois que Adão pecou entrou a corrupção na criação, a tal ponto, que apareceram as pragas e espinhos nas plantas que antes nunca tiveram; foi afetado o DNA das plantas pelo pecado.

A Palavra de Deus confirma a citação acima, veja Romanos 8:19-22 – “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústia até agora.” Vemos aqui o que aconteceu em Gênesis 3:17-19, citado acima. Deus falou que a vida seria difícil, e a corrupção citada em Romanos 8:21 vem do que se passou em Gênesis 3; contudo, as pessoas têm dificuldade de entender essa situação.

Acontece que nascemos nesse mundo de corrupção e achamos que a corrupção é coisa normal e por fim pensamos que tudo que está por aí é da vontade de Deus, os terremotos, os tornados, as erupções vulcânicas, enchentes, etc., tudo é decorrência da corrupção que o pecado trouxe.

Depois de Gênesis 3, vamos examinar o que se decorreu em Gênesis 4:3-8 – “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” O resultado disso vem do que Adão fez em Gênesis 3. O que se vê em Gênesis 4 não é a mesma coisa de Gênesis 1, o dom perfeito de Deus.

A natureza do pecado se manifestou em Caim, e o que estava dentro dele o fez matar seu irmão Abel. Assim, quando as pessoas cometem crimes é por escolha própria. Quando alguém faz algum mal não é por influência de Deus, cada um faz o que quer, porque escolhe fazer.

Assim, fica claro que coisas ruins tem sua origem em Gênesis 3, através da natureza do pecado. Existe o conceito de que as catástrofes são o julgamento de Deus; mas não é, pois a criação está corrompida e não é o caso de Deus estar bravo com a humanidade e está mandando advertências. As pessoas estão matando umas as outras e isso é decorrência da natureza corrompida.

Quero então fazer uma pergunta: Se Deus é Deus por que Ele permite o mal no mundo e não intervém com o poder que Ele tem? Pois bem, se Deus não tivesse dado o livre arbítrio a Adão, Ele poderia ter parado Adão antes que desobedecesse e comece o fruto, mas o caso é que Deus deu a ele a liberdade de escolha e o problema todo vem de Gênesis 3.

Veja o que Deus fez em Gênesis 1:26-28 – “ Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Vemos aqui que Deus criou tudo e deu domínio e autoridade ao homem para exercer. Observe, atentamente, o que o Espírito Santo nos diz em Salmos 8:4-6 – “Que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.”

Deus deu autoridade e domínio para Adão exercer, e Deus não disse que o proibia de comer do fruto da árvore, Deus deu Sua Palavra a ele dizendo não coma, então, o que ele deveria ter feito era pedir ajuda na hora da tentação para se livrar do mal e escolher obedecer a Deus.

Assim, meditando nas Escrituras aprendemos que temos que tomar muito cuidado com nossas escolhas para não sairmos fora do que Deus aprova, a fim de não perdermos as bênçãos que Deus tem para nós. Para isso temos o Espírito Santo que habita em nós para nos dar direção diária do que é melhor para nossas vidas de acordo com a vontade perfeita de Deus.

Busque ter um relacionamento íntimo com Deus Pai, através do Espírito Santo orando um bom tempo em línguas, todos os dias, e você vai aprender a fazer escolhas que lhe trarão bênçãos em vez de surpresas desagradáveis.  Jesus te ama meu amigo. Busque-O intensamente!

No mês que vem, vamos continuar esse estudo para que não fique nenhuma dúvida em seu coração sobre as coisas ruins que acontecem e a fonte delas, para você exercer o domínio que já lhe foi dado sobre todo o mal.

Graça e Paz!

Ana Maria.

Author: Ana Maria Dias

Comments are disabled.