Carta DR Abril 2013

DAVE  ROBERSON

Abril – 2013

Querido Amigo,

Muitos de nós passamos a vida tentando entender como a fé funciona. Mas, infelizmente, na maioria das vezes nunca temos a insistência necessária para ficarmos firmes na Palavra de Deus a fim de desenvolvermos esperança em nossas almas.

Descobri que orar no Espírito Santo e adorar a Deus com Sua Palavra são as ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de uma esperança que “não desiste”, usada por Deus para me manter firme enquanto Ele opera uma solução permanente para minha vida.

Contudo, o problema da esperança é que ela é influenciada pelas forças que operam em nossa mente, vontade, intelecto e emoções. Por exemplo, quando a economia do país está indo bem, temos a esperança de prosperar e talvez até compremos um carro novo. Ou podemos receber esperança de que tudo está bem se o médico nos disser que a radiografia não indica nenhuma doença. No entanto, esse tipo de esperança é baseado em circunstâncias naturais, ou provas que podemos ver, ouvir ou tocar. Infelizmente, essa esperança natural não é o tipo de esperança na qual a fé se constrói. Para termos o tipo de esperança que produz resultados duradouros, precisamos entrar em outro âmbito, estabelecendo nossa esperança em Deus e em Sua Palavra – naquilo que Ele diz ser a verdade.

Um dos atributos principais de nossa alma é que ela se submete àquilo que mais a sujeitarmos. Talvez a sujeitemos a dez horas de violência na televisão ou más notícias financeiras; talvez até a sujeitemos ao choque do diagnóstico médico de morte.

A esperança funciona da mesma forma – ela se submeterá à qualquer “verdade” que a sujeitemos. Por exemplo, digamos que eu passe um período de tempo todos os dias lendo a Palavra, orando no Espírito e adorando a Deus pela Sua verdade em minha vida. Não vai demorar muito para que a minha esperança seja transformada na forma de pensar de Deus com relação ao meu chamado, finanças e saúde. E esse será o tipo de esperança na qual a fé poderá se basear, pois estará enraizada no que Deus é, no que Ele disse e em quem somos Nele.

Por fé, os santos do Antigo Testamento receberam uma boa notícia e tiveram um testemunho que agradou a Deus. De acordo com Hebreus 11, não importava o quão negativas as circunstâncias naturais estivessem, pois a esperança deles permaneceu firme nas promessas de Deus.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.

Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

Hebreus 11:1-3

Os versículos 1 e 2 dizem que os santos antigos alcançaram bom testemunho através de sua fé. Então, o versículo 3 nos diz como eles a obtiveram: Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

Tradicionalmente, sei que a maioria de nós acredita que esse versículo esteja falando sobre quando Deus estava diante do vazio e, cheio de palavras de fé, trouxe o mundo à existência. Na realidade, o assunto aqui trata da fé daqueles santos antigos.

A palavra para mundos no versículo 3 em grego não é cosmos que significa “corpos celestiais ou planetas no universo” mas sim uma palavra que significa gerações. Ela se refere às gerações em que homens como Noé e Moisés viveram. Esses homens demonstraram tamanha fé que mudou não só o mundo em que viveram, mas também a sua geração, pois CRERAM no que Deus lhes disse.

Agora podemos entender o resto de Hebreus 11:3, quando o autor disse que “as coisas visíveis não foram feitas por coisas que se vêem” – porque as coisas visíveis são produto da fé, a mesma fé que os antigos tiveram.

Para ter a fé que manifesta as respostas e promessas de Deus, é necessário primeiro estabelecer que Deus é ou existe! Apenas um Deus todo-poderoso pode trazer a solução permanente que você deseja receber quando espera com fé. Em segundo lugar, você precisa crer que Ele é galardoador daqueles que O buscam diligentemente, como Hebreus 11:6 diz: Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Se você CRÊ que Ele existe e que Ele realmente galardoa a quem O busca, então você TERÁ CERTEZA que Ele Se manifestará com a resposta quando você atingi-la pela fé.

Contudo, se você não entender a verdade estabelecida dentro de você – que Deus não é homem para mentir e que exaltou a Sua Palavra acima de Seu Nome – então você não será capaz de conformar sua alma à maneira de pensar de Deus e nem estabelecerá sua esperança no que Ele disse.

Em situações nas quais a esperança foi totalmente destruída por longos problemas imutáveis ou sintomas diários e provas naturais, pode levar muito tempo para se estabelecer a fé necessária para receber a resposta de Deus. Nesses casos, precisamos nos lembrar do que Paulo disse em Efésios 5:17-20

Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Apesar de sermos crentes nascidos de novo que receberam uma herança de promessas de nosso Pai Celestial, às vezes ainda lutamos contra nossas emoções e somos desafiados pela incredulidade. É por isso que Paulo disse no versículo18:

E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.

Algumas pessoas apelam para a intoxicação de bebidas alcoólicas ou das drogas para neutralizar seus sentidos a fim de aguentarem a vida. Elas tentam se tornar imunes às suas situações para não se sentirem sobrecarregadas. Mas quando os crentes encontrarem situações insuportáveis, eles não devem fazer o que o mundo faz, tampouco crer no que o mundo crê.

A alternativa de Deus para fugir da dor ou neutralizá-la é ser cheio com Seu Espírito e o versículo 19 explica como:

Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.

Paulo usou o exemplo de estar embriagado com o excesso de vinho para mostrar que, em vez disso, devemos estar cheios do Espírito. Ele estava nos dizendo que, em vez de sujeitarmos nossas emoções e sentidos às bebidas alcoólicas como uma forma de escape, devemos nos sujeitar a Deus – COLOCANDO-NOS SOB A INFLUÊNCIA DE SUA PRESENÇA E AQUILO QUE ELE DISSE QUE SOMOS NELE! É isso que vai destruir anos de circunstâncias naturais ou más notícias que dizem não haver esperança.

Começaremos a atingir um lugar onde estamos dispostos a sujeitar continuamente nossos sentidos, nossa alma e nossa esperança a Deus e à Sua Palavra. Faremos isso até que nossa esperança esteja enraizada no que Ele disse; até que ela consiga receber fé para o que precisamos de acordo com Sua Palavra.

Quer você esteja vivenciando um problema ou acabando de sair dele, quero que saiba que existe uma forma de desenvolver sua esperança e estabelecer sua fé. Comece a ser diligente no seu momento de oração diário por quanto tempo conseguir. Passe tempo se edificando na oração em línguas e comece a ministrar para sua alma com salmos, hinos e cânticos espirituais a Deus, incorporando a confissão. Faça isso hora após hora, repetidas vezes, até que sua mente, vontade, intelecto e emoções passem a crer no que Deus disse e você construirá uma esperança divina interior que é mais forte que as circunstâncias exteriores. Continue sujeitando a sua esperança à Presença de Deus e à verdade de Sua Palavra, até que a fé possa se basear nela e Deus possa manifestar Suas respostas em sua vida.

Contra todas as suas experiências no passado, tenho certeza de que sua vida vai mudar para a glória de Deus!

Seu amigo e colaborador
DAVE  ROBERSON

Author: Dave Roberson

Comments are disabled.