Carta DR Fevereriro 2016

DAVE  ROBERSON

Fevereiro – 2016

Querido Amigo,

 

Eu quero falar com você sobre o que é necessário para andar em uma fé que cause mudanças em situações impossíveis, que fará toda circunstância natural se alinhar com a Palavra de Deus.

 

Hebreus 11:6 fornece uma excelente definição para este tipo de fé: Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que d’Ele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.

 

Nós vemos desta passagem que para termos uma fé que agrade a Deus, precisamos ir até Ele com duas qualificações: 1) Precisamos acreditar que Ele é, e 2) Precisamos acreditar que Ele recompensa aqueles que diligentemente – consistentemente – O procuram.

 

As palavras “ELE É” do versículo 6 são similares à maneira que Deus dirigiu a Si mesmo no deserto quando estava falando com Moisés (Êxodo 3:13,14).

 

Moisés perguntou, “Quem direi que me enviou aos filhos de Israel?”

 

Deus respondeu, “Diga a eles que EU SOU o enviou”

 

Quando Deus respondeu a Moisés com “EU SOU”, Ele estava na verdade dizendo, “Eu sou – sempre fui e sempre serei”.

Agora aplique esta verdade ao SEU andar com Deus. Quando ir até Ele acreditando que Ele é Tudo que disse ser como seu Deus e Pai, você tem fé, e isto O agrada, e você terá tudo aquilo que pedir de acordo com Sua vontade. Esta é uma verdade posicional derivada de Sua soberania.

 

O que quero dizer com “verdade posicional”? Bom, uma verdade posicional muito importante diz que quando Jesus passou pela cruz, Ele colocou uma lei divina em operação a qual proclama que Ele proveu salvação para todo homem, mulher, e criança. Quando qualquer pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador, esta lei divina entra em cena, e ele ou ela NASCERÁ de novo. Esta é uma verdade posicional, soberana, uma lei universal que é tão inevitável como a lei da gravidade. E enquanto esta dispensação permanecer e as pessoas ainda precisarem nascer de novo, nenhuma pessoa jamais buscará Deus acreditando em seu coração que Jesus é o Senhor e Deus o ressuscitou dos mortos e falhou em nascer de novo.

 

Cura divina é outra verdade posicional estabelecida pela soberania de Deus. Muitas pessoas não sabem que Deus proveu para sua cura ao mesmo tempo que Ele proveu para sua salvação. Infelizmente, o diabo tem tido êxito em enganar várias partes do Corpo de Cristo. Por exemplo, algumas denominações e pessoas acreditam que Deus está retendo sua cura porque foram predestinadas a morrer de certa doença. Outros acreditam que Deus tem algo de valor para ensiná-los através de suas enfermidades que não podem aprender de outro modo.

 

Então o diabo vem com impressionantes doutrinas pomposas de forma a afastar as pessoas da verdade posicional de Deus que a cura divina foi fornecida na expiação de Jesus Cristo. Então a medida que estas doutrinas falsas são ensinadas e aceitas como verdade, se torna cada vez mais e mais difícil para aqueles que não sabem o que a Palavra diz sobre a cura buscarem a Deus acreditando que Ele é aquilo que diz que é – Aquele que os cura assim como seu Salvador.

 

            Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

 

            É ele que perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades;

 

Salmos 103:2,3

 

Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

 

1 Pedro 2:24

 

            Você pode ter isto como uma verdade sólida como a rocha: Jesus absolutamente proveu cura para você. Dois mil anos atrás, Ele tomou sobre si sua enfermidade e dor, foi ferido, machucado, castigado e morto – através disto Ele tornou a cura disponível através da lei divina para todo homem, mulher, e criança que acreditar nisto (Isaias 53:4,5).

 

Deus não está sentado no trono selecionando quem irá curar ou não. É meramente o fato de alcançar Suas promessas pela fé. Como uma pessoa faz isto? Fazendo o necessário para acreditar em seu próprio coração QUE DEUS É AQUILO QUE ELE DIZ QUE É!

 

            O diabo não tem o poder de reter as verdades posicionais de Deus de você. Independentemente da sua condição na vida, a lei divina de Deus diz que quando sua fé O agrada – acreditando que ELE É e que ele RECOMPENSA aqueles que diligentemente O procuram – então Ele será aquilo que Ele disse que seria em sua vida, porque sua fé é a autoridade que Ele precisa. Isto O permite derramar Sua graça e bênçãos abundantes sobre você – a razão principal d’Ele ter enviado Jesus à cruz em primeiro lugar.

 

Então a questão se torna, como desenvolvemos nossa fé? Romanos 10:17 diz, Fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. A medida que desenvolvemos a fé através do ouvir e do ouvir e do ouvir a Palavra de Deus – regando nossa alma com Sua verdade – Hebreus 11:1 adiciona que a fé se torna a substância daquilo que esperamos. Contudo, se nossa esperança não for aperfeiçoada na Palavra de Deus, ela não pode receber a substância da fé.

 

Infelizmente, a esperança em nossa alma é frequentemente não aperfeiçoada pela Palavra. Ao invés disto, é desenraizada e destruída pelo mundo, religião, amigos bem intencionados, ou pelos laudos médicos que concordam com a evidência natural mais do que a verdade da Palavra de Deus.

 

Agora me deixe dizer bem aqui que eu agradeço a Deus pelo conselho sábio dos médicos e os muitos benefícios das medicações que nos mantém livres de dores e vivos tempo suficiente para recebermos nossa cura completa. Mas enquanto cuidamos de nós mesmos no natural, precisamos continuar lutando para desenvolvermos nossa fé no domínio espiritual.

 

Veja, fé vem de apenas um modo – ouvindo o que a Palavra tem a dizer. Seu médico pode dizer que você morrerá. Religião pode dizer que você morrerá. Se estas são as vozes que você escolher concordar, sua esperança permanecerá cheia de buracos, incapaz de receber a substância da fé.

 

A verdade é, você tem o potencial para mudar suas circunstâncias naturais, porque as coisas que aparecem neste domínio natural não são eternas; são apenas temporárias e sujeitas a mudanças, assim como 2 Coríntios 4:18 diz, Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

 

            De um lado, Deus diz a você, “Aquele que vier a mim e acreditar que EU SOU tem a habilidade de trazer a mudança necessária – porque aquilo que é temporário tem que dar lugar àquilo que é eterno”.

 

Ainda assim, do outro lado, você diz, “Mas eu tenho uma dívida que não posso pagar. Estou na beira da falência”. Ou você diz, “Meu corpo tem declarado guerra a mim”.

 

Bem-vindo ao clube!  Todo crente seguindo o caminho de Deus tem montanhas e “Golias” os quais deve enfrentar. Na verdade, homens e mulheres que fazem proezas para Deus não estão isentos destes tipos de tribulação; eles apenas escolhem não deixar os fatos aos seus redores ditarem a verdade em suas vidas. Ao invés disto, eles cavam mais fundo em seus relacionamentos com Deus até que acreditem e recebam a plenitude daquilo que Ele já proveu para eles – o que significa diligentemente buscar a verdade até que acreditem naquilo que Ele disse, não importa quanto tempo demore.

 

Vamos imaginar por um momento que um médico me disse que tenho uma doença terminal e apenas seis meses para viver. Ele diz que não há esperança para minha sobrevivência no natural. Agora, se eu quero andar na cura divina prometida a mim como um filho de Deus (e eu quero!), então meu foco principal é chegar ao lugar onde EU ACREDITO que Deus é quem Ele diz que é em Sua Palavra. Portanto a primeira coisa que faço é buscá-Lo diligentemente.

 

A medida que eu passo tempo edificando a mim mesmo através da oração em línguas e leitura da Palavra de modo a descobrir o que Deus disse em relação a cura, Eu descubro nas Escrituras que Jesus já levou sobre si minhas enfermidades e dores, morrendo em meu lugar debaixo da pena de nossa enfermidade. Eu percebo que, porque Jesus se tornou meu Substituto aos olhos de Deus, eu fui crucificado com Ele. Portanto, quando Jesus morreu debaixo da pena de minhas enfermidades, eu também morri. Agora eu posso absolutamente saber com certeza que toda enfermidade e doença foram despojadas de seu poder contra mim porque eu já morri em Cristo.

 

Continuo a buscar diligentemente Deus e sua verdade, descubro estas instruções em Efésios 5:18,19:

 

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

                       

            Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

 

Eu começo a perceber o que o Apóstolo Paulo está falando aqui: “Não fique bêbado por causa do vinho em excesso

como aqueles que ficam bêbados para esquecerem de seus problemas. Ao invés, fique cheio do Espírito ministrando a si mesmo com salmos, hinos, e cânticos espirituais. Enquanto você faz isto, o Espírito Santo se levantará em você e batizará completamente seus sentidos e emoções na Palavra de Deus, como um homem bêbado que é alheio ao mundo ao seu redor, você se tornará alheio ao diabo, ao laudo médico, e a qualquer um que diz que você morrerá. Isto é quando você colocará de lado toda outra voz e acreditará somente no que Deus diz sobre sua vida!”

 

Querendo ver a minha situação apenas pela perspectiva de Deus, eu sigo estas instruções e começo a ministrar para minha própria alma – mente, vontade, intelecto, e emoções – em salmos, hinos, e cânticos espirituais. Eu canto e declaro o que a Palavra diz sobre quem é Deus e o que Ele disse sobre este problema. Eu também passo tempo consistentemente adorando em Sua Presença. Dia após dia, eu adoro Deus e falo Sua verdade sobre minhas circunstâncias naturais.

 

Eu digo, “Senhor, eu O adoro porque meu nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Eu me alegro que o Senhor é meu Pai. Eu apenas quero dizer o quanto eu O amo e adoro e O glorifico”.

 

“Jesus, Você é o mesmo – ontem, hoje, e para sempre. Você não é homem para que minta, e tem exaltado Sua Palavra acima do Seu Nome. Portanto, levou minhas enfermidades e dores. Pelas suas pisaduras, eu sou curado”.

 

“Me escute, alma, Eu sou curado! Nenhuma doença pode continuar em meu corpo”.

 

De volta ao tempo em que comecei a ouvir os primeiros ensinos sobre confessar a palavra, eu fiquei incomodado porque não conseguia ver como confessar alguma coisa uma só vez fosse diferente de dizer a mesma coisa dez mil vezes. Eu perguntei ao Senhor, “Porque não posso dizer apenas uma vez? Afinal, eu acredito ter recebido minha cura quando orei por isto. Isto deveria ser tudo que é necessário”.

 

Mas frequentemente não é tudo que é necessário. Porque? Pois nossa esperança é muitas vezes abalada por falsas doutrinas e vozes contrárias ao nosso redor. O que precisamos entender sobre falar e confessar a Palavra é que não estamos ministrando para Deus quando fazemos isto; estamos ministrando para NÓS MESMOS – porque nós somos os que precisam ser convencidos! Confessamos a Palavra e cantamos salmos, hinos, e cânticos espirituais porque precisamos desenvolver uma esperança divina que acredita que Ele é aquilo que diz que é em Sua Palavra.

 

Ainda bem que, nossa alma eventualmente nos transformará naquilo que mais a sujeitarmos. Por isso é tão importante passarmos tempo consistentemente orando em línguas, adorando a Deus, e ministrando para nossa própria alma até que venhamos a desenvolver uma esperança divina que dê substância para nossa fé — fé que pode mudar absolutamente nossas circunstâncias de acordo com Sua Palavra!

 

Eu estou dizendo, não gaste tempo se preocupando se o milagre o qual você está diligentemente procurando em Deus está demorando mais do que outras pessoas ao seu redor. Lembre-se, nós sempre temos montanhas para conquistar, e algumas podem ser maiores ou levar mais tempo do que as outras. Apenas continue pressionando mais em direção à sua relação com Deus. Ele é sua Resposta e Suprimento. Não importa quanto tempo demore, ande com Ele desenvolvendo uma esperança divina em seu interior e você chegará ao lugar de fé onde acreditará em seu coração que receberá TODAS as Suas promessas!

Seu colaborador,

Dave Roberson

Author: Dave Roberson

Comments are disabled.