Carta AMD Janeiro 2020

Amado(a) Irmão(a),

Vamos juntos examinar as Escrituras, para ficarmos firmes na fé, porque ela nos protege contra todos os dardos inflamados do inimigo.

Veja o que diz Romanos 1:17 – “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” ‘Nós somos justos porque fomos justificados pela salvação através de Jesus, porque ele é a justificação e nos fez justos, e, é por isso que devemos viver por fé.

Veja Hebreus 11:6 – “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Deus diz que devemos busca-lo com diligência, portanto, devemos melhorar neste aspecto.

Observe o que diz Efésios 6:16 – “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” Se você usar o escudo da fé, você será capaz de apagar todos os dardos de Satanás, não importa qual seja o dardo inflamado. Você só conseguirá isso através da fé.

Acontece, que só tem um jeito de podermos apagar os dardos do inimigo, veja o que diz Romanos 10:17 – “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Entendemos que temos que viver pela Palavra de Deus, e foi isso que Jesus fez quando foi tentado no deserto, Ele disse: Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus; então, é por isso que o justo vive pela fé. A fé vai chegando de tanto ouvir a Palavra e o escudo da fé vai sendo acumulado no íntimo; e assim, a fé vem e eu vivo por ela.

Quando você lê a Palavra, você a ouve interiormente e quanto mais você lê, mais material você tem para seu escudo, o qual irá apagar os dardos de fogo do inimigo. E, assim, passo a viver pela fé e acabo agradando a Deus.

Veja II Crônicas 12:1 – “Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e, com ele, todo o Israel.” O que aconteceu aqui foi que corromperam a lei de Moiséis, introduzindo outros deuses. Veja v.2 – “No ano quinto do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o Senhor). Acontece que abandonaram Deus e por isso, abriram a porta para o ataque do inimigo, caso contrário o ataque não aconteceria e, com certeza pensaram do por que Deus os tinha abandonado e não os protegeram, e também, por que Deus deixou que isso acontecesse; mas, Deus lá no Céu diz, vocês viraram as costas para todo o fundamento que estabeleci para ser cumprido e, por isso abriram a porta para esse ataque acontecer.

Vamos ler a sequência dos versículos para entendermos como foi esse ataque. Veja v.3-11 – “com mil e duzentos carros e sessenta mil cavaleiros; era inumerável a gente que vinha com ele do Egito, de líbios, suquitas e etíopes. Tomou as cidades fortificadas que pertenciam a Judá e veio a Jerusalém. Então, veio Semaías, o profeta, a Roboão e aos príncipes de Judá, que por causa de Sisaque, se ajuntaram em Jerusalém, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: Vós me deixastes a mim pelo que eu também vos deixei em poder de Sisaque. Então, se humilharam os príncipes de Israel e o rei e disseram: O Senhor é justo. Vendo, pois, o Senhor que se humilharam, veio a palavra do Senhor a Semaías, dizendo: Humilharam-se, não os destruireis; antes, em breve lhes darei socorro, para que o meu furor não se derrame sobre Jerusalém, por intermédio de Sisaque. Porém serão seus servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra. Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito contra Jerusalém e tomou os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Em lugar destes fez o rei Roboão escudos de bronze e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta a casa do rei. Toda vez que o rei entrava na Casa do Senhor os da guarda vinham, e usavam os escudos, e tornavam a trazê-los para a câmara da guarda.” Pois bem, o ataque veio, entraram na Casa do Senhor e levaram tudo o que lhes interessava, pegaram o tesouro e entraram na casa do rei também. Veja como está especificado que levaram os escudos, só que o rei os substituiu por escudos de bronze, os originais eram de “ouro”, e, o bronze polido parece ouro.  Esses escudos eram usados nas ocasiões especiais, contudo, o povo não percebeu essa troca porque a réplica era perfeita.

Tem uma mensagem nisso tudo, porque Deus disse que sem fé é impossível agradar a Deus e que devemos usar o escudo da fé para apagarmos os dardos inflamados do inimigo. E, se estivermos enganados com relação a fé, pensando que a fé é real e verdadeira porque brilha como a verdadeira, (lembre-se que a fé verdadeira só vem por ouvir a Palavra de Deus), então, o escudo da fé só vem por ouvir a Palavra de Deus, e se não está ouvindo a Palavra de Deus, a verdadeira fé não está sendo desenvolvida.

Veja a seguir como o engano é sutil.

Veja o que diz Marcos 4:14 – “O semeador semeia a palavra.” Se o semeador semeia a Palavra, a fé está vindo, portanto, veja o v.15 – “São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.” O que acontece aqui, Sisaque está vindo do Egito, (Satanás), isto é, Satanás vem imediatamente para roubar a Palavra semeada, Sisaque vem para roubar o tesouro do Senhor, do estoque que está em você, isto é, a fé que está no estoque. Vamos continuar a leitura dos versículos seguintes para sabermos como Satanás rouba a Palavra.

Veja Marcos 7:5-7,13 – “Interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. V.13 – Invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.” Quem são esses que estão atacando Jesus? São os religiosos, os pregadores, os mestres, eles ensinam as pessoas a lavarem as mãos antes de cortarem o pão, mas não disseram às pessoas que foram os fariseus que criaram isso, antes, disseram que isso era ordenança de Deus. Então, o que eles faziam era pegar a tradição e misturar com a Palavra de Deus. Lembre-se que o bronze é uma mistura de dois elementos (cobre e estanho essencialmente) ,  a mistura da Palavra de Deus com a tradição faz com que a fé não tenha efeito. Alguém que se senta no banco da igreja e apenas ouve a pregação que é uma mistura da Palavra de Deus com suas tradições, só aprende religião, e torna sem efeito a fé.

Você quer ver um exemplo real disso que estou falando? Veja Lucas 6:38 – “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” A mistura de um versículo aqui e outro ali é que se cria uma doutrina errada e sem efeito. Com isso, fica impossível para Deus fazer o que está escrito em Filipenses 4:19 – “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Se eu prego que você tem que dar ofertas generosas para Deus suprir todas as suas necessidades, estou ensinando que é assim que Deus supre suas necessidades, então ao praticar “Lucas 6:38” você pensa que está vivendo por toda Palavra que vem da boca de Deus, então, na sua cabeça você pensa que está vivendo por fé e que está agradando a Deus, e que o escudo da fé está sendo edificado em seu coração, mas, na verdade você não tem o escudo da fé dentro de você para te proteger, porque o escudo não é de ouro e sim de bronze. Infelizmente, é assim que as pessoas pensam que a fé está vindo, sendo que não. Na verdade, o diabo está é rindo muito dos cristãos ingênuos e enganados que estão com suas mentiras doutrinárias.

Tem os que pensam que cura não é para agora, e que Deus só vai curar se Ele quiser. E, os que ficam só reclamando da vida dizendo que estão cansados, dizem que estão doentes, e etc…?. Mas, Jesus diz, Eu vos deixo a minha paz, então, tem que pensar e falar o que a Palavra diz a seu respeito para que seja construído o escudo da fé dentro de você. Nós acabamos construindo nossa própria tradição através do que vemos.

Se o problema é relacionamento, siga o que a Palavra diz, ame uns aos outros como Cristo vos amou e o problema vai ser resolvido. Quem quer estar certo aos olhos de Deus comece a fazer o que citei acima. Então, para evitar problemas o melhor a fazer é confessar a Palavra para a fé não estar na tradição de homens, porque o que se tem no íntimo é um escudo de bronze e por isso é que a fé não funciona, é uma luta sem retorno de Deus.

No passado, fomos ensinados muito errado, mas temos a graça de Deus para mudar.

O bronze parece lindo e brilha muito, é como a Palavra de Deus que está distorcida. Então, preste atenção às pregações para saber se não é bronze.

O Espírito Santo pode lhe ajudar se você passar tempo orando em línguas e lendo a Palavra de Deus.

Feliz Ano Novo, meu irmão(ã). Deus abençoe seu coração!

Graça e Paz!

Ana Maria

Author: Ana Maria Dias

Comments are disabled.