DAVE ROBERSON
Agosto – 2004
Querido Amigo,
Existe algo sobre a força do amor de Deus que é mais forte do que o nosso entendimento. Quando eu e você estávamos perdidos e destruídos do outro lado da morte espiritual, Deus enviou Jesus para aquele vazio a fim de nos libertar. Não havia nenhuma garantia de que aceitaríamos o sangue de Seu Filho e seríamos salvos, mas mesmo assim Deus enviou Jesus. É muito difícil para nós compreendermos o tipo de amor que levou Deus a fazer isso por nós enquanto ainda éramos pecadores. Foi a Sua grande misericórdia que fez Jesus morrer; então Sua graça nos colocou em Sua família como se nada tivesse acontecido.
Deus estava disposto a usar toda a riqueza do mundo para ver sua alma salva, e você ainda não tinha sequer suplicado por isso. Isto deveria fazer você se sentir muito especial. Mas, deixe-me lhe fazer uma pergunta: As pessoas que você encontra todos os dias são merecedoras de tal riqueza?
O desejo de ofender ou odiar qualquer crente é uma violação da graça pela qual nascemos de novo. É por isso que Deus é tão duro com relação à falta de perdão e contendas. Nós não merecíamos ser perdoados; no entanto, Jesus morreu por nós. Por isso, Deus não se agrada de jeito nenhum quando recusamos perdoar os outros porque nos sentimos magoados de alguma maneira.
Podemos entender mais este tipo do amor que Deus espera que vivamos através das palavras de Jesus ao jovem advogado em Mateus 22:35-40:
Um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo semelhante a este, e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.
Jesus disse que o segundo mandamento, amar seu próximo como a você mesmo, era igual ao primeiro – amar o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo o seu pensamento. O amor com o qual você ama Deus é o mesmo amor com que você ama o seu próximo.
Você pode dizer, “Bem, eu amo Deus, mas não o meu próximo”. Isto e impossível porque Jesus disse que é o mesmo amor – o tipo de amor que cobre tudo o que está em seu alcance.
A verdade é que se amamos a Deus mais do que amamos as pessoas, nós não temos o amor Dele – temos apenas uma dose não saudável de religião! A religião nos separa dos outros. Ela nos põe num lugar onde sempre estamos certos e os outros estão errados – e ofendemos as pessoas para provar isso.
Com freqüência queremos operar nos dons poderosos do Espírito Santo sem termos que lidar com o assunto do amor. Queremos a glória de ser usados por Deus sem termos que viver próximos das pessoas. Não podemos crescer no amor e poder de Deus sem permitir que o amor pelas pessoas também cresça.
Esta é a mensagem que Paulo apresenta em Primeira Corintios 3:1-3, ao declarar:
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.
Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido, porque ainda não podíeis suportá-lo, nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
Porquanto havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?
Paulo tinha acabado de ensinar que o homem natural não recebe as coisas que são do Espírito de Deus. Paulo também disse que ele não podia falar aos crentes coríntios como falaria aos que eram espirituais – isto é, aqueles que estavam discernindo com sua nova natureza. Ele tinha que falar com eles …como a carnais, como a crianças em Cristo (v.1). Paulo estava forçado a alimentá-los com leite e não com alimento sólido, porque até aquele momento eles não eram capazes de suportar o alimento sólido.
Alguém me perguntou sobre esta passagem da Bíblia uma vez: “Se uma pessoa que causa divisão com os outros só é alimentada com o leite da Palavra, então o que quer dizer uma pessoa ser alimentada com o alimento sólido?”
Esta é uma pergunta que muitos de nós não podemos responder. Podemos pensar que estamos no alimento sólido por sabermos um tanto da Palavra. Mas, a verdade é que podemos memorizar a Bíblia inteira e ainda estarmos no leite!
Eu me lembro o que me aconteceu há muitos anos ao ler o segundo versículo de Primeira Corinitios 3. Aquelas palavras do Espírito Santo foram um choque para mim: “Você percebeu que o livro todo de Primeira Corintios foi escrito para pessoas que estão no leite?”
“Senhor, o que Você quer dizer com isso?” Eu Lhe perguntei.
“Os crentes daquela igreja não podiam suportar o alimento sólido – e se eles não tinham condição de recebê-lo, eu tinha que lhes dar o leite”.
Isto é muito surpreendente. Afinal, a Primeira Corintios pode ser leite, e mesmo assim é bem pesado! Basta que você tente entender a profundidade do capítulo 13, o capítulo do amor. Ou que tal o capítulo 5, o capítulo do julgamento? Este é o capítulo onde Paulo entregou um homem à destruição de sua carne para que não destruísse a igreja toda de Corinto! Mas ainda assim, de acordo com Paulo, tudo isso é leite aos olhos de Deus.
Eu conheço pessoas muito afamadas no mistério de ensino que ainda assim estão no leite. Como sei disso? Porque elas causaram divisão com os que ainda estão no leite. É sobre isso que Paulo está falando no versículo 3, como se segue, Porque ainda sois carnais: pois, havendo entre vós inveja, contendas e divisões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Alguém pode dizer, “Certamente, Deus não está falando de nós! Afinal, temos a revelação! Graças a Deus que estamos no alimento sólido da Palavra!”
Mas olhe novamente as palavras de Paulo no versículo 3. “Você anda segundo os homens”. Ele estava dizendo que os crentes que andam nos desejos da carne são tanto os que estão na igreja como os que não nasceram de novo. Ele também definiu o que distingue um crente no leite: Aquela pessoa envolvida em inveja, contendas e divisão. Esta pessoa é capaz de citar todo o Novo Testamento. Contudo, se ela usa este conhecimento para sua divisão contra alguém, Deus diz que ela ainda está no leite.
Se estas coisas mostram que um cristão está no leite, o que poderia confirmar que este cristão está crescendo espiritualmente? Um conhecimento espantoso da Palavra? Uma habilidade de citar longos trechos das Escrituras? Não, nenhuma destas coisas prova que uma pessoa está pronta para o alimento sólido da Palavra. Mesmo se esta pessoa tem a habilidade de andar no poder de Deus, isto não significa que ela esteja pronta para o alimento sólido.
Freqüentemente os ministros usam o poder de Deus para seu próprio ganho ou glória, prejudicando o Reino de Deus. Eles mercadejam a unção. Deus confia a eles um precioso tesouro e eles o usam para servir a carne. Eu asseguro você que tais ministros não vão durar até o fim de seus chamados.
Graças a Deus por pessoas como Lester Sumrall e Kenneth E. Hagin! Estes dois homens passaram décadas permitindo que um sistema enraizado de caráter, humildade e fé em Deus crescesse – sistema enraizado do qual cresceram poderosas árvores que afetaram o mundo todo!
O que eu estou procurando é provar a maturidade entre os crentes. Mas, se este é o caso, o que eu realmente estou procurando? Primeira Corintios 12 tem a resposta. Ao lermos esta passagem, tenha em mente que tudo o que Paulo está falando aqui é meramente “leite”.
Paulo começa dizendo, no versículo 1, Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Eu me alegro no que Paulo disse, pois se há alguma área em que eu não quero ser ignorante é a operação dos dons espirituais de Deus!
Paulo continua listando os nove dons do Espírito que capacitam e qualificam as oito operações de Deus listadas no versículo 28: A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Observe que aqui Paulo lista “milagres” e “dons de curar”. Estes dois dons são na verdade o nível de acesso aos cinco ministérios. Eles também abrangem as qualificações para as operações de pastor e evangelista, os quais estão especificamente mencionadas em Efésios 4:10. Do mesmo jeito, os nove dons do Espírito nos qualificam para qualquer uma das oito operações que somos chamados a cumprir.
Veja agora o que Paulo diz aqui depois de listar as oito operações: Por ventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? (1 Coríntios 12:29,30).
A respostas para todas estas perguntas, exceto uma, é “Claro que não!” Sabemos que nem todos são mestres. Nem todos são operadores de milagres. Nem todos têm os dons para curar. Mas é para todos falar em outras línguas? É claro que sim!
Veja, existem quatro variedades de línguas. A variedade de línguas a qual Paulo se referiu no versículo 30 é a única operação usada para a ministração do Corpo. É por isso que Paulo perguntou, “Falam todos em outras línguas e interpretam-nas todos?” Não, nem todos falam publicamente em línguas para que sejam interpretadas; contudo, todos DEVEM falar em outra língua para edificação pessoal (1 Coríntios 14:4,28).
Então, Paulo diz, Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons: e eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. Quais são os melhores dons? Para você, os melhores dons são aqueles que o qualificam para o seu chamado particular. Se você for chamado para evangelizar, o seu chamado é de um funcionamento bem desenvolvido da operação de milagres. Você deve reivindicar este dom, assim como muitos outros que equipam e capacitam o seu chamado.
Por ter adquirido o entendimento de cada parte do meu chamado, eu tenho procurado com zelo os dons que o acompanham. Eu sei como procurar com zelo, os melhores dons (v.31). Eu sei como jejuar e orar e quebrar o diabo em pedaços quando me firmo no que é meu. Mas observe novamente o que Paulo diz no versículo 31: …e eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
Sobre o que Paulo está falando aqui? Um caminho mais excelente para fazer o quê? Ele está falando sobre um caminho mais excelente para obter os melhores dons do que procurá-los com zelo – jejuar, orar e confessar estabelecendo o que é meu.
Bem, isso é uma grande declaração, porque o ato de procurar com zelo é tão forte quanto o ato de cobiçar. Nos Dez Mandamentos, Deus usou “cobiçar” em um sentido negativo e estabeleceu como um dos mandamentos, “Não cobiçar”! No entanto, Paulo diz que pode nos mostrar um caminho mais excelente para obter os melhores dons do que procurá-los com zelo ou cobiçá-los.
Ao continuarmos lendo, lembre-se que quando Paulo escreveu esta carta à igreja dos Corintios, não havia separação de capítulos 12 e 13. Ele não mudou o assunto entre o último versículo do capítulo e o primeiro do seguinte. Assim, com isto em mente, vamos ver o que Paulo disse em Primeira Coríntios 13:1:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Em outras palavras, temos que buscar o amor de Deus com a mesma tenacidade e desejo intenso com que buscamos os melhores dons!
O que Paulo quer dizer com: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor…? Alguns pregadores interpretam este versículo dizendo que nós podemos orar em línguas o quanto quisermos, mas se não tivermos amor, seremos como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Mas isto é um erro. Paulo DISSE que mesmo alguém que fala em línguas estranhas, PODE ter a capacidade de causar divisão, odiar e ser uma pessoa maldosa. No entanto, Paulo NÃO disse que um homem que se estabelece em uma vida de oração em línguas constante para edificação CONTINUARIA SENDO como um bronze que soa ou como um címalo que retine. Para uma pessoa que se encaixa nesta descrição, Deus removerá o seu velho e lhe dará ouro.
Se você quiser encurtar o tempo para obter os melhores dons, Deus lhe mostrará um jeito mais excelente. Tudo o que você tem que fazer é ultrapassar todo o caminho natural e orar muito em outras línguas, buscando o amor de Deus com um desejo intenso e tenacidade, mesmo quando estiver doendo muito. E eu garanto que VAI doer, pois o processo de mortificação requerido para andar neste tipo de amor é bem difícil. No entanto, este é o caminho mais excelente!
Assim, muitas vezes no passado quando os outros me magoavam e eu me defendia, acabava me sentindo um nada. Então, Deus me mostrou um caminho melhor! Agora, eu estou fora daquela confusão para sempre. É claro que é muito difícil morrer para a carne. Cada vez eu tinha que escolher calar a minha boca e deixar que o outro ficasse discursando enfurecido e sair batendo o pé.
Mas eu tomei a decisão bem firme de nunca parar de irritar o diabo e de nunca parar de crescer. Hoje eu me sinto muito melhor do que quando tinha vinte ou trinta anos. Eu me sinto bem melhor no meu corpo. A minha mente se sente melhor. Eu terminarei o meu curso cheio de sabedoria e de poder. Eu sou uma máquina devastadora que move montes e floresce em todos os lugares, e ninguém e nada vai me parar!
A mesma coisa vai acontecer na sua vida se você escolher o caminho mais excelente. Cada vez que alguém ofende você e você escolhe fazer o que é certo, um processo de morte acontecerá. Mas lembre-se: nada é mais poderoso do que o poder do amor quando operado pelo Espírito de Deus e Sua Palavra!
Eu verdadeiramente amo o amor de Deus. Aliás, cada vez o amo mais porque entendi que só quando atingimos um certo nível deste amor é que podemos andar em paz.
Enquanto ainda temos a capacidade e o desejo de ofender alguém, a paz ainda será um sonho distante. Podemos admirar os discursos dos que falam sobre a paz, mas nosso desejo de ofender os outros nos manterá longe da paz que só Jesus pode dar. (Isto é bem verdade quando se trata da nossa família. Nossa família não deve ser o alvo onde descontamos todos os nossos problemas!)
Vamos então voltar para à nossa pergunta inicial: Quem é que está no alimento sólido da Palavra? Bem, sabemos que é alguém que cobiça as coisas de Deus com o sabor do amor. Descobrimos também que não há nenhum lugar para raiva, contenda ou divisão na vida desta pessoa. Aquele que “come alimento sólido” se recusa a participar de tais coisas. Outros podem viver em contendas e divisão o quanto eles quiserem, mas esta pessoa NÃO será parte disto.
Vamos olhar para Efésios 4 para discernirmos melhor quem vive no alimento sólido. Antes de ouvir falar sobre os vários chamados dos cinco ministérios em Efésios 4:11, Paulo fala no versículo 7, E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Paulo se refere ao mesmo pensamento em Primeira Corínitos 12:27, antes de listar as oito operações correspondentes de Deus: Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente, membros desse corpo.
Agora compare estes dois versículos com o que Paulo disse em Romanos 12:6: Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada… Assim, a graça que Paulo está falando neste versículo e em Efésios 4:7 se refere ao NOSSO CHAMADO INDIVIDUAL. Todos nós temos dons diferentes, ou chamados, que variam de acordo com a graça que Deus nos deu.
É importante notar que antes de Paulo fazer esta declaração em Romanos 12:6, ele primeiro fez a declaração no versículo 3:
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Isto significa que não somos nós que determinamos a posição que cumpriremos no Corpo de Cristo, então por que deveríamos pensar que somos maiores do que os outros? Somos nós que determinamos em nosso chamado ser uma mão, ou um pé ou perna, ou um olho no Corpo de Cristo? Não. Quem foi que escolheu? Deus. É por isso que Ele diz no versículo 7, “E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo ou de acordo com a medida que Jesus está pedindo para cumprir em Seu Corpo.
Jesus equipou você com estes dons pela graça, então acredite Nele quando Ele diz que você é chamado a cumprir sua medida. Você não pagou por aqueles dons. Você não os mereceu. Você os recebeu na medida pela qual você foi chamado.
A medida da fé foi enviada para que você pudesse cumprir SEU chamado, não o meu e nem o de outro qualquer. É por isso que você sozinho será julgado por isso. Jesus lhe deu em primeiro lugar a graça para o seu chamado; então Ele lhe deu a medida da fé para cumpri-lo. Você não o merece e talvez não consiga cumpri-lo, mas Ele lhe deu assim mesmo.
Vamos voltar para Efésios 4 e ver o que Paulo diz depois de ter listado os chamados dos cinco ministérios no versículo 11:
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.
Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Efésios 4:11,12
Porque estes ministérios sustentam e manuseiam a Palavra, Paulo diz que Jesus deu estes dons em primeiro lugar para o “aperfeiçoamento dos santos”; em segundo lugar “para o serviço do ministério”; e em terceiro, “para a edificação do corpo de Cristo”.
Bem, estes versículos tem sido ensinados por muitos ministros na Igreja mais ou menos assim: “Os cinco ministérios são dons dados ao Corpo de Cristo para o aperfeiçoamento dos santos. Nós somos dons dados para você por Deus para o seu aperfeiçoamento para que você possa fazer o trabalho do ministério e trazer edificação para o Corpo de Cristo”.
Como resultado desta interpretação errada da Palavra, os cinco ministros de tais ministérios freqüentemente exaltam-se como os grandes dons no Corpo. Na época em que eu ainda pensava deste jeito, às vezes eu tinha um carrão do tipo Rolls Royce à minha disposição caso eu quisesse tomar um sorvete às quatro da manhã. Alguém teria que ir comprar um sorvete para mim, porque, afinal, eu era “um dom”. As pessoas a quem eu ministrava não eram um dom – eu é que era! Eu era um dom dado por Deus para o aperfeiçoamento dos santos e o serviço do ministério a fim de trazer edificação ao Corpo de Cristo.
Mas é isso o que Paulo estava falando nesta passagem? Jesus deu estes dons ao Corpo, por quanto tempo e a que propósito? O versículo 13 fala por quanto tempo estes dons serão necessários:
Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
Esta é a medida que temos que cumprir: a estatura da plenitude da nossa Cabeça, Jesus Cristo. Os versículos 14-16 continuam explicando o propósito destes dons:
Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Mas, seguindo a verdade em amor; cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
De quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
Quando Paulo fala de “toda junta” no versículo 16, ele não está falando da junta do cotovelo ou do joelho; ele está falando da parte toda do corpo que está representada entre as duas juntas. E a que propósito ele fala que todo o corpo está bem ajustado e consolidado? Para que cada junta supra eficazmente de acordo com o trabalho na medida de cada parte, ou de cada chamado particular. Este suprimento constante para cada chamado individual produz um aumento no Corpo para a edificação de si mesmo no amor.
Então volte para nossa pergunta: Que tipo de pessoa está no alimento sólido? Sabemos que é alguém que nem causa divisão e nem tem inveja, pois em Primeira Coríntios 3, vimos que aqueles que estão no leite são os que causam divisão, os carnais e os invejosos.
Então quem está no alimento sólido? De acordo com Efésios 4, são aqueles que estão crescendo em seus chamados para a unidade do Corpo sob obediência da Cabeça, Jesus Cristo. Estes são os crentes que se entregaram totalmente a buscar a totalidade da medida de suas partes, ou de seus chamados divinos, a fim de produzirem crescimento no Corpo para edificação de si mesmos em amor. Meu amigo, ISTO é alimento sólido!
Esta é uma tremenda oportunidade de julgar a si mesmo. Ore e deixe Deus perscrutar o seu coração para o caminho mais excelente; então comece a cobiçar o amor, o perdão e a paz com a mesma tenacidade de desejo com que você mostra querer ver o poder de Deus em sua vida.
Na próxima vez que alguém brigar com você e a sua vontade for “mostrar-lhe todos os seus erros”, em vez disso, decida seguir o amor. Quando alguém disser algo ruim para você e a sua vontade for de lhe responder oito coisas diferentes, escolha o caminho mais excelente. Naquela hora, você começará a destruir o poder e a força de todo o mal que está tentando dominar você. A unção do Espírito Santo vai clarear e afiar a sua mente, ajudando-lhe a responder em amor.
Isto pode ser difícil para a carne, mas eu encorajo você a fazer isso a qualquer custo. Lembre-se: o que você está realmente buscando é um alto nível de operação na medida do seu chamado divino. Você está lutando por um crescimento na medida da sua parte no Corpo de Cristo para que você possa entrar na plenitude de seu chamado em obediência a Jesus, a Cabeça.
Assim, submeta a sua alma a Deus hoje. Permita que Ele faça este trabalho tão importante dentro de você. Peça-Lhe que o ajude a mortificar a sua carne através do poder do Espírito Santo e lhe ajude a ver as pessoas numa luz diferente. Libero-O em sua vida, perdoando a todas as pessoas que já fizeram algo contra você. Então comece a cobiçar com zelo o caminho mais excelente do amor.
Só existe um jeito de andar neste tipo de amor – através da graça e da força de Deus. Mas este é o caminho que você PRECISA tomar se quiser conhecer o prazer de andar em Sua paz incomensurável.
Seu amigo e colaborador
DAVE ROBERSON