Carta DR Dezembro 2002

DAVE ROBERSON

Dezembro – 2002

Querido Amigo,

Se você é como muitos cristãos, você deve ter notado o que é ter uma barreira invisível em sua vida – uma barreira que você não consegue ultrapassar por mais que tente.  Isto é lamentável, pois os dons e o poder de Deus estão sempre disponíveis para nós como crentes. Como Jesus disse em Marcos 16, que os sinais sobrenaturais hão de seguir aqueles que crerem Nele. Quando impuserem as mãos nos enfermos, eles serão curados. Eles irão orar em uma nova língua, expulsar diabos e pisar em serpentes. A operação total do Espírito estará disponível para aqueles que acreditarem em Seu Nome!

Então o que poderíamos fazer para afastar esta barreira?  Esta é a chave: SE NÓS MUDARMOS O QUE ESTÁ TRABALHANDO DENTRO DE NÓS, NÓS MUDARES O NOSSO MUNDO TODO. O problema é que geralmente retrocedemos.  Estamos sempre tentando fazer com Deus conserte nosso exterior, o mundo natural, em vez de buscarmos a mudança de nós mesmos, em tudo o que precisamos ser mudados.

Pois bem, Deus irá ajustar nossas circunstâncias somente enquanto estamos no berço espiritual. Ele até mesmo irá nos treinar enquanto ainda somos jovens espirituais. Mas, vai chegar a hora em que deveremos usar e buscar a Palavra  para nossas próprias respostas. Não será mais preciso receber o ensino dos princípios básicos novamente, pois teremos que ser responsáveis pelo o que já sabemos. Deus irá mudar nosso mundo natural somente enquanto estamos crescendo espiritualmente.

É neste ponto em nossa caminhada espiritual que temos que aprender primeiro como reinar dentro de nós, para depois reinarmos em nossas circunstâncias externas.  Orar em línguas é uma das chaves que Deus nos deu para tal propósito, pois ela vence todo esse lixo – vence a carne, a mente carnal, a nossa razão destrutiva e as nossas emoções negativas. Não importa a situação em que nos encontramos quando começamos a orar em línguas, esta linguagem sobrenatural nos leva diretamente ao local de poder onde o Espírito Santo mora e começa então a nos estruturar fora daquela confusão em que nos encontrávamos!

O jejum é outra chave que afeta esta mudança dentro de nós e é uma verdade posicionada – a verdade de que nossa carne foi declarada morta de acordo com Romanos 8:10:

Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 

Um dia a trombeta irá tocar e num piscar de olhos o seu corpo carnal será transformado da corrupção para a incorrupção. Mas agora, contudo, ainda estamos vivendo no corpo da carne que você herdou do primeiro homem, Adão. E caso você não tenha notado, este corpo carnal ainda é capaz de pecar!

Você pode plenamente dominar a carne fazendo-a serva da nova natureza que está em seu espírito. Você pode tirar todas as fortalezas e imundície imoral da carne. Mas, você pode mudar a sua carne? Não, isto não irá acontecer até o dia em que você ouvir o som da trombeta. Naquele dia, a mesma coisa que aconteceu em seu espírito quando você nasceu de novo acontecerá em seu corpo também – e não será por suas obras e nenhum homem deverá se vangloriar. Enquanto isso, você deve submeter este corpo terreno à submissão do todo poderoso Espírito Santo e à nova natureza que você já recebeu.

É nisto que entra o jejum. O jejum executa uma verdade posicionada que já foi provida para você. Ele leva a operação da sua carne para debaixo da operação do seu espírito. Quando isto acontece, coisas que você havia pedido em oração começam a acontecer.

Nesse momento, você pode ser tentado a pensar, Meu jejum moveu Deus. Mas o seu jejum não move Deus, pois Ele não está preso em nada e nem é Ele que precisa de mudança – é você!

Suponha que você tenha começado a orar em línguas e a jejuar, iniciando sua jornada para quebrar toda barreira em sua vida. Mas, de repente, toda a sua alma parece se revoltar. Seus sentidos tornam-se tão aguçados e suas emoções tão fortes, parecendo que milhares de redes lhe prendem para impedir que você dê o próximo passo. Sua atitude muda a ponto de você dizer, “Eu não quero orar e nem quero querer orar!”.

É importante lembrar disto: A maturidade espiritual pode ser medida pela sua habilidade de dar o próximo passo mesmo quando a sua carne se volta contra você. Você deve entender que na realidade nada mudou. Deus não mudou. A sua fé não mudou em nada. O diabo apenas está tentando derrotá-lo, convencendo-o a desistir da vitória.

Então reconheça o que está acontecendo. Use o poder que Deus lhe deu para dar um passo à frente na neblina! Não pare de orar em línguas, mesmo quando você sente que não está chegando a nenhum lugar!

Veja, existe uma grande diferença entre “força de vontade” e mortificação. A força de vontade é toda disciplina natural disponível em você, como um ser humano, para vencer um obstáculo. Quando as pessoas possuem o suficiente desta qualidade, às vezes são capazes de quebrar costumes antigos e enraizados.

A força de vontade por si só não é suficiente, mas quando é usada de maneira correta, nos ajuda a crescer no Senhor. Eu descobri isto quando ainda era fraco em algumas áreas da carne. Ao invés de usar minha força de vontade para tentar resolver um problema, comecei a usar esta mesma força para fazer o que era necessário espiritualmente para tal solução. Foi quando comecei a ter sucesso. Quanto mais eu usava a força de vontade para semear no espírito, mais o Espírito Santo era capaz de se levantar no meu interior para destruir o problema que segurava a minha vida.

Existe outra chave que possa ser colocada junto a estas outras duas chaves já mencionadas para continuar a jornada da mudança interior? Sim – chama-se ADORAÇÃO.

Você pode perguntar: “Mas a adoração afeta a quem?” Ela afeta a pessoa que está adorando. Não há ninguém que esteja adorando o Senhor que não seja beneficiado em receber mudança.

Deus nunca vai mudar. Por isso, já que Ele é sempre O mesmo, eu é que tenho que mudar pelo processo de adoração. Assim, eu experimento não apenas a comunhão entre eu e meu Pai, mas elevo o meu espírito em Sua presença por horas pela qual vou saindo da condição em que me encontro e entrando na condição Dele, no âmbito celestial onde a paz e a vitória reinam.

Note que adorar a Deus leva você a um relacionamento com Ele, acelerando o processo da fé. (Sim, é claro que você tem fé, de outra forma você não estaria fechado em seu quarto adorando-O). É por isso que você vai receber muito mais de Deus através da adoração do que de qualquer outro jeito.

Com muita freqüência escondemos medos, fortalezas e velhos hábitos com os quais devemos lidados antes de recebermos qualquer coisa de Deus. Talvez estejamos cheios de medo, ou com falta de perdão e ódio de outras pessoas; é aí que entra a adoração. Não há como ministrar à nossa alma, confessando a Palavra de Deus dia após dia, sem eventualmente transformá-la.

Deus está tão interessado em transformar nossa alma que Ele responde a nossa confissão da Palavra. Por isso, Ele começará a lidar com os problemas que estão em nosso caminho. Ele faz isto porque damos a Ele os cuidados daqueles problemas ao falarmos o tempo todo a Palavra e é desta forma que Ele é capaz de resolvê-los.

É por isso que a adoração acelera o processo da fé. Quando você eleva o seu espírito na presença de Deus por horas de adoração pessoal, toda aquela carga de fatores negativos que impedem a mudança interior, irão inevitavelmente dar passagem à medida que você supera a carne. E a doce comunhão com Deus que se segue irá liberar fé e começará a libertar você dos problemas que o prenderam por tanto tempo.

Efésios 5:18 diz: E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. A alternativa de ser embriagado com vinho é ser cheio com o Espírito. Versículo 19 nos diz como sermos cheios com o Espírito:

Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.

Quem é afetado quando adoramos o Senhor? Este versículo diz que somos NÓS.

Mas qual é a parte que a adoração afeta? Uma vez, Deus me deu uma visão que respondeu esta pergunta. Eu vi uma pedra ser jogada num lago onde apareceram ondulações naquela pequena quantidade de água atingindo até a margem.

Eu perguntei ao Senhor, “O que isto significa?”.

O Senhor respondeu, “Quando você começa a Me adorar, a primeira coisa que você vai preencher é o seu espírito. Então a presença do Espírito irá transbordar em sua alma; é aí que o batismo dos sentidos se inicia. Depois do seu corpo ser completamente cheio, o transbordamento irá começar a afetar a sua área geográfica”.

Eu finalmente entendi. A parte de nós que adora irá conseqüentemente afetar os nossos sentidos naturais. Aqueles que se embriagam com vinho fazem isso para sedar seus sentidos a fim de sobreviverem. Mas a adoração tem um efeito oposto, ela embriaga os seus sentidos a fim de você vencer!

Quando Deus começa a se mover em seus sentidos, Ele o embriaga para o mundo natural, na medida em que você põe seus olhos Nele e em Sua Palavra. De repente, você olha para seus problemas e pensa, Por que eu achei que estes problemas eram impossíveis de serem resolvidos?

Por que isto acontece? Agora você está sob a influência da adoração e o pêndulo se moveu no âmbito de Deus, onde tudo é possível. Os seus sentidos estão sendo batizados em Sua presença e em Seu poder, fazendo com que agora você não veja razão alguma pela qual Ele não responda a sua oração!

Veja o que o próximo versículo diz: Dando graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto está falando sobre a adoração pessoal. Assim, você está ministrando a você mesmo quando dá graças a Deus o Pai por todas as coisas em Nome de Jesus.

Talvez você pergunte, “Isto significa que devemos dar graças não só pelas coisas boas, mas também pelos acidentes de carro, doenças e tudo de ruim que acontece na vida?”.

Não, não é isto que Paulo está falando. Olhe o que o versículo 17 diz, lembre-se que estes dois versículos são parte do mesmo pensamento: Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Devemos ser sensatos a respeito da vontade do Senhor, assim, devemos dar graças pelo que faz parte de Sua vontade para nós, não por aquilo que não é de Sua vontade.

Alguns anos atrás, eu começava a minha oração com a adoração e com fé entregava as minhas necessidades. Era mais ou menos assim: “Deus, Você não é homem para mentir, Você exaltou Sua Palavra acima de Seu Nome, o Céu e a Terra passarão, mas a Sua Palavra nunca passará, Ela é sempre a mesma e eu tenho o que eu digo. Por isso, eu não trago ofensas para o Evangelho, eu quero agradecer porque eu não devo nada a nenhum homem a não ser o amor”.

Por muito tempo, eu tentei formular as minhas orações em forma de confissão da Palavra enquanto adorava a Deus. Mas quanto mais eu amadurecia na adoração, mais eu queria passar tempo glorificando-O. Continuei confessando a Palavra, mas comecei a adorar pelo menos por uma hora antes desta confissão!

Quando a minha adoração parece sem sentido, eu confesso versículos que sei que vão me tirar desta sensação, então continuo a adorar e glorificar a Deus.

Eu gosto muito de adorar a Deus. Aliás, se você me trancasse num quartinho sem luz por um mês e sem nada além da minha consciência e Deus, eu não teria nenhum problema!

Existe um lugar na presença de Deus através da adoração onde tudo parece se ajustar. Você pode se perder no Espírito por horas ao adorar, agradecer e glorificar o Senhor.

Eu concluí por experiência própria que o diabo envia um grande número de seus demônios para guardar esta porta deste lugar em Deus. Mas quando você supera a sua carne e entra neste lugar santo, é melhor que você esteja preparado para o que está por vir! Deus irá dar toda a atenção a você porque Ele não tem muitas pessoas que pagam este preço para chegar neste lugar, onde todas as coisas são possíveis Nele. Eu lhe garanto, você nunca mais vai duvidar que Deus pode lhe usar no trabalho de Seu Reino!

Talvez você diga, “Mas eu não tenho tempo para adorar a Deus por muitas horas de uma vez só”. Você pode dividir em dois turnos. Deus está mais interessado em suas ações do que em suas desculpas para não passar tempo com Ele – especialmente quando você está muito ocupado assistindo TV.

Isto não significa que há algo de errado com o lazer, contanto que isto não substitua Deus em sua vida ou o seu tempo com Ele. Sua alma foi feita para ser entretida, aliás, você acaba sendo uma pessoa entediada sem nenhum divertimento. Mas, tudo precisa estar em ordem. Deus não se importa se você se diverte com seus amigos, desde que não deixe de passar tempo com Ele e de tomar conta de sua família e responsabilidades.

Você pode ter razões plausíveis para não passar tempo com o Senhor. Por exemplo, você pode ser um pai que tem que trabalhar tempo integral e cuidar de seus filhos. Mas você pode abrir mão de alguma atividade que o impede de orar. Ache um lugar para estar sozinho com Deus e passe tempo em Sua presença, mesmo que seja uma hora ou trinta minutos por dia.

Tome a decisão, “Eu posso não ter muito tempo para ficar com Você, Senhor, mas eu serei fiel neste tempo que tenho. Enquanto isso, creio que Você irá mudar minhas circunstâncias até que eu tenha três horas livres para orar. Você pode me pagar mais por menos trabalho, me promover. Eu não sei como V” ocê fará isto Senhor, mas eu sei que algo irá acontecer para me ajudar a encontrar este tempo. A mudança é certa em minha vida, porque eu escolho ser fiel no pouco, portanto eu sei que Você vai confiar o muito em minhas mãos”.

Quero falar sobre um ponto a respeito destas chaves para mudança interior. Deus não se manifesta necessariamente a você quando você ora em línguas, adora ou jejua por dois dias. Você pode orar uma hora em línguas por meses e ainda assim não notar nenhuma manifestação especial da presença de Deus.

Por quê? Porque Deus não se relaciona com você de acordo com a quantia de horas que você reservou para Ele. Ele se relaciona com você através da MUDANÇA PERMANENTE que resulta na sua vida através da oração. Essa permanência de mudança é aonde Ele vem para ajudar-lhe a vencer aquela barreira que lhe tem impedido de andar com Ele.

Eu conheço um homem que descobriu a verdade deste princípio porque se propôs a pagar o preço necessário. Ele já havia aprendido a ser fiel orando em línguas e jejuando, contudo, a chave mais eficiente para aumentar o poder de Deus em sua vida gerando mudança permanente era a ADORAÇÃO PESSOAL.

Este irmão no Senhor estava lidando com problemas de insegurança, medo e tormentos que não só o afetavam, mas também a sua família. Isto tudo vinha de sua infância.

Depois de passar cinqüenta e cinco horas em adoração meu amigo chegou num lugar tão árido com Deus que ele iria ter desistido se não tivesse Lhe prometido que se tornaria um adorador em três meses. Ao fazer tal promessa, ele não percebeu que haveria essas horas áridas e batalhas que iriam tentar quebrar este compromisso. No momento que ele pensou não poder mais continuar, este homem teve algumas experiências com Deus que mudaram tudo. Primeiro, o Espírito de Deus falou em seu coração dizendo que Ele estava curando sua mente e corpo. Mais tarde, Jesus veio ao seu quarto, o abraçou e o beijou com um beijo de compaixão.

Após tudo isso, ele sentiu uma explosão em seu interior. Deitou-se e chorou, deixando toda dor e emoções fluírem por muitas horas.

Na semana seguinte, Deus fez outros milagres em sua vida. Uma pessoa telefonou e lhe deu um cheque de $10.000 para o ministério, então esta mesma pessoa deu outro cheque, de grande quantia, para ele pessoalmente!

Meu amigo falou com Deus sobre esta bênção financeira que havia recebido: “Senhor, eu não estava pensando em dinheiro quando comecei a passar tempo com você em adoração. Eu fiz isto porque tinha fome de Você. Então porque veio este dinheiro?”.

O Senhor respondeu, “VOCÊ PRECISAVA SER CAPAZ DE RECEBER MEU AMOR ANTES DE PODER RECEBER ESTE TIPO DE BÊNÇÃO”. 

Nos próximos dias ele pensou, Minhas horas de adoração vão ser gloriosas agora porque eu superei toda a minha carne. Mas, noventa e cinco horas de adoração árida mais tarde, ele se viu orando, “Deus, se Você não está fazendo nada com isso, por favor, me fale porque eu tenho outras coisas a fazer!”.

De repente ele teve uma visão. Ele viu Deus o Pai sentado no trono com milhões e milhões de pessoas ao seu redor, adorando-O.

Então ele se viu – como uma formiguinha na multidão, adorando a Deus. Ele se ouviu dizendo, “Eu Te adoro, Pai” e viu Deus inclinando seus ouvidos para ouvi-lo. Deus o fez ver que apesar de milhares de adoradores ao redor do trono, Ele estava ouvindo-o individualmente.

Após estas experiências espirituais, este querido irmão foi liberto na adoração porque ele sabia que podia adorar a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar – mesmo se ele não sentisse nada. Ele poderia apenas levantar suas mãos e dizer, “Eu Te amo, Pai”, sabendo que estava levando alegria para Deus e que esta alegria seria transferida em força.

Nesta hora Deus falou em seu coração, “Agora eu posso lhe abençoar e operar em você e lhe fazer coisas”. Daquele dia em diante, este homem entrou em um nível de comunhão com o Pai, que poucos experimentam – aquele lugar em Deus onde a mudança permanente ocorre e milagres acontecem a toda hora.

Ele permaneceu fiel orando em línguas e adorando. Neste processo, a mudança aconteceu de dentro para fora. Durante horas após horas de adoração seu complexo de inferioridade foi curado, sua mentalidade de derrotas eliminada, seus tormentos libertos e sua insegurança acabou. Hoje, uma paz constante permanece dentro dele fazendo-o forte em qualquer situação.

Agora o meu amigo está sempre pronto para gritar! Ele nunca gostou tanto de viver como agora. Seu corpo está mais forte e sua saúde melhor do que nunca.

Se você lhe perguntar, “Aquelas horas de adoração valeram a pena?” Ele iria responder imediatamente, “Claro, não há dúvida!” Ele teve que agüentar firme durante muitas horas áridas de batalha para chegar naquele lugar onde ele podia receber de Deus. Durante aquele tempo seu espírito fez pressão em todas as fortalezas de sua mente. Estas fortalezas chegavam na superfície e tentavam resistir, mas ele continuava adorando o Senhor até que a maravilha aconteceu.

O testemunho deste irmão não é uma experiência isolada. Eu já falei com muitos outros que tiveram suas vidas transformadas através do poder da verdadeira adoração.

O mesmo pode acontecer com você. Deus não lhe redimiu apenas para deixar algumas de Suas bênçãos ao seu alcance. É hora de pagar o preço! Pegue as chaves que Ele pôs em suas mãos e comece a se mover em direção a Ele!

Seu amigo e colaborador

DAVE ROBERSON

Baixar carta em PDF

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *