Carta AMD Janeiro 2017

Amado(a) Irmão(a),

Sempre agradeço a Deus pelo Espírito Santo que nos ensina a andar na Palavra e nos conscientiza do poder que temos para usá-la em todas as áreas de nossas vidas.

Uma coisa que o diabo não quer é que você creia que pode controlar as circunstâncias que aparecem em sua vida. Com certeza, você já ouviu alguém falar “Deus está no controle”, mas saiba que isso só se torna verdade se realmente O deixarmos livre para nos controlar.

Deus só nos deu o novo nascimento quando escolhemos e aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Deus não nos força a nada, Ele age quando permitimos. E é bom estarmos atentos para não limitarmos o agir de Deus.

É bom lembrar que, no Antigo Testamento, Deus procurava por alguém que ficasse na brecha para interceder por uma cidade, mas a ninguém achou, o que levou ao julgamento. Assim se dá também conosco: temos a chance de permitir que Deus se envolva ou não conosco, em nossas dificuldades. Apresente-se a Deus, e Ele agirá.

Agora observe o que está escrito em Hebreus 11:1-3:

Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

Diz a Palavra que os antigos obtiveram bom testemunho, isto é, eles deixaram um legado. Vamos ver alguns exemplos. Comecemos por Hebreus 11:7:

Pela fé, Noé, e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca par a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Noé foi o pregador da justiça, porque falou o que sabia de Deus para ajudar as pessoas. Entretanto, sabemos o que aconteceu com o dilúvio. Noé venceu a circunstância de morrer no dilúvio, se estabelecendo na Palavra. E a Palavra, então, livrou-o e salvou-o, dando-lhe vida. Também sua família foi abençoada através dele.

Passemos para o versículo 8 de Hebreus 11:

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Abraão mudou todo o curso de sua vida para obedecer a Palavra de Deus. Ele venceu a circunstância de não ter filhos com Sara até aquele momento e, com isso, passou a ser o pai das nações. Israel passou a existir por causa dele.

Vejamos agora o versículo 23, também de Hebreus 11:

Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

Moisés mudou a história do povo hebreu; lá na sarça ele ouviu Deus e obedeceu e, por isso, Israel foi liberta do Egito. Tudo mudou naquela época só porque um homem chamado Moisés agiu de acordo com a Palavra de Deus.

Vamos continuar, agora com o versículo 30:

Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.

Os filhos de Israel obedeceram a Deus e entrarem em Jericó.  Se não tivessem entrado em Jericó, não teriam tomado posse da Terra Prometida, pois Jericó era a entrada. Josué agiu de acordo com a Palavra de Deus e isso afetou positivamente a nação inteira. O que Deus falou para Josué fazer não tinha sentido no natural, mas ele agiu pela fé.

O que Deus falou para Moisés também não fazia sentido no natural: entrar na presença do Faraó significava uma sentença de morte. Nós sabemos que ele hesitou, mas por fim obedeceu e obteve sucesso.

O que Noé fez também foi loucura para o âmbito natural. Um dilúvio era algo extremamente improvável, e foi realmente um desafio muito grande para ele construir uma arca. Será que você teria fé por um período de cem anos? Noé, construindo a arca, confessava “Deus falou que haverá um dilúvio”.

A atitude desses santos da Antiga Aliança é exatamente o que podemos ler em Romanos 10:10:

Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Então, ao lermos o livro de Hebreus, capítulo 11, pensemos juntos: se tudo aquilo foi verdade para aquelas pessoas, com certeza é para nós também, para os dias de hoje. Esse capítulo 11 é um encorajamento para crermos e fazermos a mesma coisa.

Pense no seu mundo agora e reflita. Você, honestamente, crê que pode mudar as circunstâncias de sua vida através da Palavra de Deus? Eu sei que parte de você crê, afinal, você aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

Então, dê um passo a frente e pense que, se Deus pôde mudar seu homem interior, por que não poderia a Palavra de Deus mudar suas condições naturais? O problema é que é difícil ter uma visão total com a mente natural. Temos a fé, mas não vemos nem tocamos no que precisamos, e por isso acabamos pensando que para crer e ver mudanças temos que fazer algo.

Como é difícil para as pessoas crerem que aplicar a Palavra de Deus na vida traz mudanças para as circunstâncias!

Você sabe que, quando o motor do carro “pifa”, já é tarde demais para colocar óleo nele. Da mesma forma, muitas pessoas esperam até que o desastre venha, sem antes terem tentado aplicar a Palavra para mudar as circunstâncias. Confessar a Palavra de Deus antes que o corpo precise de cura é bem melhor.

A Bíblia diz que a fé vem por ouvir e ouvir pela Palavra de Deus. Como vimos em Hebreus 11, foi pela fé que o mundo se formou. Então, para que esperar chegar no limite para só então começar a crer e confessar a Palavra?

Prepare sua fé com antecedência usando a Palavra, porque a fé vem através dela e tem o poder de mudar as circunstâncias. Adquirir fé na última hora é muito mais difícil. Aumentar sua fé deve ser um hábito permanente.

Muitos cristãos não acreditam no poder da confissão da Palavra. Mas saiba que, quando ouvimos a Palavra de Deus, a fé vem, e quando falamos a Palavra, ela age.

Quem começa um treino a uma semana de correr uma maratona? O treino tem que começar bem antes. Sabemos que há muitas pessoas que só querem receber oração, mas a fé traz fome por mais Palavra. Se as circunstâncias não estão mudando é porque pouco ou nada se está fazendo; a Palavra de Deus não falha. Se a Palavra funciona para um, funciona para todos.

Não perca tempo, meu irmão, comece hoje mesmo a colocar sua fé no que a Palavra diz. Vá confessando a Palavra todos os dias até que aconteça a mudança que você espera. Ore em línguas também, a Palavra de Deus é a Espada do Espírito Santo.

Desejo a você um Feliz 2017, com as realizações dos desejos do seu coração. Oro ao Senhor para que Ele abençoe seu coração. Sucesso, em Nome de Jesus!

Graça e Paz,

Ana Maria Dias

Author: Ana Maria Dias

Comments are disabled.