Carta DR Agosto 2014

DAVE ROBERSON

Agosto – 2014

 Querido Irmão,

Meu ministério é evangelizar e ensinar a Palavra de Deus. Recebi um grande amor pelo Brasil, onde tenho vindo ministrar por cerca de vinte e cinco anos, e recentemente Deus abriu o Japão para mim. Essa nação também faz parte do plano Dele para minha vida, e já estou indo lá por três anos. É com grande respeito e amor que tenho por vocês brasileiros e japoneses que lhes envio estas cartas para compartilhar o que está no meu coração, o meu amor em Cristo Jesus por todos vocês.

Durante toda a minha vida tenho sido consumido por uma imensa fome de Deus. Para mim, nunca foi suficiente saber que Deus faz milagres ou mesmo que tudo é possível ao que crê; a minha posição diante da Verdade de Deus tem sido sempre a seguinte: COMO posso passar da minha atual experiência em Deus para uma posição espiritual em que Deus possa me usar? E, depois de mais de trinta anos buscando a face de Deus, posso lhe dizer que não importa qual está sendo a sua experiência atual com Deus; não importa qual a sua posição espiritual, há também para você a possibilidade de que Deus o use poderosamente para Sua glória.

E o que aconteceu comigo? Quando não havia absolutamente mais nada que pudesse satisfazer minha fome de Deus, Ele Mesmo me ensinou COMO ANDAR NO ESPÍRITO. Deus me levou de um ministério empobrecido e fraco para um andar de fé e poder. Agora é o desejo de Deus que eu compartilhe com você os princípios dessa vida de poder, e posso lhe garantir que Deus quer usar você tanto quanto Ele deseja usar qualquer outra pessoa que estiver disposta a andar com Ele. E, quando digo que quero compartilhar essas coisas com você, não é porque eu penso que sei mais do que você, ou que sou melhor do que você; é simplesmente porque quero e devo ter comunhão com você no Evangelho, pois, como membros do Corpo de Cristo, precisamos uns dos outros. O seu dom é tão importante e necessário no Corpo quanto o meu.

Em Efésios 4:16 lemos sobre o Corpo de Cristo – a igreja de Deus – : “Todo corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda junta… efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo no amor.” Penso que nenhum membro do Corpo de Cristo alcançará plenamente seu potencial em Deus sem a ajuda espiritual de outro membro – somos igualmente importantes uns para os outros. Assim, creio que Deus me tem dado algo para compartilhar com você, para encorajá-lo no Senhor e fortalecer o seu dom. Pode até ser que o que digo não ministrará diretamente a você, mas quem sabe ajudará você a ministrar aos outros.

Vamos entender o que realmente é o nosso espírito de acordo com os ensinos de Jesus. O espírito humano é de tal modo incrível que o Senhor Jesus chamou-o de “tesouro”.  “O homem bom do bom TESOURO DO CORAÇÃO tira o bem …” – Lucas 6:45

E então, assim como o Banco Central funciona como tesouro da nação e paga as dívidas da nação, também o nosso espírito humano fornece todo o poder de que nós necessitamos para vencer e CONTINUAR NA VITÓRIA.

É verdade que o seu caráter – o mesmo caráter que você tem neste exato momento – é produto de seu espírito ou, podemos dizer, é um reflexo de tudo aquilo que se passa no seu íntimo – no seu coração. E, é exatamente por esse motivo que, no início de cada ano que se inicia, as pessoas resolvem fazer determinadas mudanças em suas vidas. Infelizmente, porém, logo elas voltam ao velho modo de ser e de viver, pois simplesmente não sabem COMO deixar que o Espírito Santo faça as mudanças necessárias dentro do seu espírito humano, dentro do seu coração. Foi isso que Salomão disse em Provérbios 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida.”

Entenda que se você não conseguir fazer mudanças no seu espírito, no seu coração, não haverá também poder ou condição capaz de fazer mudanças necessárias em seu caráter. É por isso que o batismo com o Espírito Santo se dá dentro de você, no seu homem interior, pois toda mudança QUE PERMANECE tem que se realizar no seu coração. Ora, o Espírito Santo engloba todo o poder do Céu e da economia divina; através Dele é que todo o universo foi criado. Quando Ele se move em nosso espírito Ele faz isso com muita suavidade. Ele jamais faz pressões sobre nós ou nos obriga a fazer algo. Ele nos guia, não nos empurra. E em razão do Espírito Santo operar em nosso íntimo de maneira tão tranquila, é que a sua condição para nos iluminar e guiar a toda a Verdade e mesmo para mudar o nosso caráter DEPENDE de nós nos entregarmos a Ele dentro dos princípios espirituais que nos levam às mudanças que desejamos. Mas, lembre-se sempre, o Espírito Santo não nos força a nada.

Agora, permita-me falar de alguns princípios PRÁTICOS que você pode usar para se orientar no seu andar com Deus e que o ajudarão a entender como Deus opera dentro de nós.

PRINCÍPIO UM – Entendendo o espírito humano.

O Espírito humano é o TESOURO que fornece a fé que resolve problemas e produz mudanças – o tipo de fé que MOVE MONTES. Para fazer isso, o Espírito Santo opera em dois níveis diferentes: o primeiro nível, que diz respeito à operação da mente, é o seu consciente, e o segundo nível que diz respeito à operação do seu espírito, é o que a ciência chama de subconsciente.

A sua mente funciona de forma semelhante ao computador, o qual é operado por mãos humanas, ela trata de um só assunto de cada vez. Mas do mesmo modo que aquele que trabalha com o computador tem acesso a todas as informações ali armazenadas, também a sua mente tem acesso a toda informação e capacidade para resolver problemas que se acham no seu espírito. E quando eu disse acima que não é de admirar que o Senhor Jesus tenha chamado o espírito do homem de “um tesouro” eu queria salientar como é fantástico o espírito humano, pois a maneira como Deus fez o nosso espírito faz com que o melhor computador já construído pelo homem pareça um simples brinquedo de criança. E de onde veio a concepção e a capacitação para se fazer o computador? Do espírito do homem.

Observe que toda vez que a sua mente enfrenta um problema qualquer, independente de você voltar ou não sua atenção para ele, esse problema passa no computador. Subsequentemente o problema é analisado e de acordo com as “informações” (experiências da vida) armazenadas no “tesouro do seu coração”, a resposta (de como solucionar o problema) chega à sua mente. Desse modo, quando alguém se acha derrotado por não ter fé ou por falta de firmeza de caráter, é porque está “sem recursos”, em razão da falência do tesouro do seu coração. Não importa como os programas ruins (como o vírus do computador) chegam ao seu espírito, seja através de doutrinas erradas ou de experiências ruins que moldaram uma imagem errônea de Deus, quando a sua mente se depara com um problema qualquer e esse problema passa em seu espírito, o seu espírito analisa o assunto unicamente à luz das informações (condição real) contidas no seu coração. Se você não tiver a verdade de Deus no seu íntimo, então, a pobreza do seu espírito provocará uma reação negativa em sua mente e você se conformará com a derrota. Isso nos leva ao segundo princípio.

PRINCÍPIO DOIS – Entendendo a condição que o Espírito Santo tem para MUDAR os programas ruins.

A razão pela qual o Senhor Jesus disse em João 14:17 que o Espírito Santo que habita convosco ESTARÁ EM VÓS é porque o batismo com o Espírito Santo se dá em nosso espírito humano – no nosso tesouro. E para receber o batismo com o Espírito Santo é preciso que você O convide a habitar em seu coração e com isso você estará abrindo a Ele a área do seu ser onde se acham os programas errados. Por exemplo: a pessoa que sempre deixa tudo para o dia seguinte assim age simplesmente porque ela tem um programa ruim arraigado no seu espírito. Uma pessoa é controlada pela pobreza e pela miséria simplesmente porque há uma raiz (programa) de miséria inculcada no seu espírito. E será que não há solução para isso? Tal pessoal terá esse destino irreversível? Não! Absolutamente, não!

Louvado seja Deus! Logo que o Espírito Santo vem habitar em nosso íntimo, Ele começa imediatamente a reformular os programas, ou melhor, Ele substitui os programas errados por programas novos. Veja isso: “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” – Romanos 8:17.

O Espírito Santo examina o seu coração no intuito de arrancar dele todos os programas errados e substitui-los por programas que sejam de acordo com A VONTADE DE DEUS. Para que você entenda o Batismo com o Espírito Santo, é preciso saber que Ele o coloca em ligação direta com a mente de Deus. É como se você fosse um fantástico computador que contivesse dentro de seu pequeno espírito tudo o que DEUS É – a mente Dele, a vontade Dele, Seu maravilhoso plano da salvação e até mesmo o plano Dele para a sua própria vida e tudo isso DENTRO de você. E quando você recebe o batismo com o Espírito Santo, é como se alguém ligasse seu pequeno terminal de computador ao computador que é o seu Deus e…

PRINCÍPIO TRÊS – A oração em línguas estranhas é a linguagem que Deus usa para transferir ENTENDIMENTO do coração Dele para o seu coração.

Observe como isso funciona: suponhamos que a sua mente tenha sido sujeita à pobreza e à miséria durante muitos anos. Ainda que você queira crer na prosperidade individual,  você não consegue avançar nesse sentido, pois é impossível eliminar o seu modo de pensar sempre na penúria. Assim o Espírito Santo começa a “sondar o seu coração” e logo Ele se depara com o programa ruim de pobreza que vem dominando você já por tanto tempo. Imediatamente Ele arranca de seu coração o programa velho e o substitui por um programa completamente novo, que nada menos é do que um “dilúvio” de Verdade sobre a prosperidade de Deus, e o qual se derrama no seu espírito através da oração em línguas.  Mas, observe um fato importante nesse processo, em razão da resistência de sua mente, há muito condicionada à pobreza e à miséria (e que pressiona você a desistir da ideia da prosperidade), o Espírito Santo simplesmente deixa de lado a sua mente (o seu raciocínio lógico) e incentiva você a orar diretamente do seu espírito sobre o assunto através das línguas estranhas. Por isso o apóstolo Paulo disse em I Corintios 14:14  “Porque se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera.” Na medida em que você vai orando em línguas estranhas, Deus ouve e em resposta dá a você um plano para entrar, passo a passo, na nova condição, ou seja, para começar a viver prosperamente. E é isso que nos leva a considerar o …

PRINCÍPIO QUATRO – Como o Espírito Santo comunica o entendimento de Deus com a nossa mente?

As pessoas sempre me perguntam: O que devo fazer com a mente enquanto oro em línguas? Ela pode ficar à vontade com seus pensamentos ou devo obrigá-la a se concentrar no assunto do momento?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a sua mente desenvolve energia própria, ou seja, ela está sempre pensando em algo. Quando eu comecei a orar em línguas por um tempo maior, tive sim muita dificuldade com ela, porque ela queria pensar e analisar os problemas do momento, por isso eu me desgastava demais ao tentar me concentrar em coisas mais importantes. Mas, acabei entendendo que o Espírito Santo sabe do meu problema e ao orar em línguas Ele se comunica com Deus. E, aos poucos o Espírito Santo foi influenciando o meu modo de pensar, mudando totalmente a visão que tinha do problema que tanto me atormentava, e no momento certo Ele passava a resposta à minha mente. E assim os problemas foram sendo resolvidos, como são até hoje.

Toda vez que você passar mais tempo orando em línguas você terá respostas dentro do seu espírito que vem com o entendimento espiritual. Você começa a ver o valor que é FICAR CALMO por dentro, prestando atenção na voz do Espírito Santo dentro do seu espírito. A meditação é algo mais do que simplesmente concentrar nosso pensamento em um versículo qualquer, mas sim ela nasce em seu espírito através do Espírito Santo que acontece quando você se aquieta na presença de Deus. E isso leva tempo para se desenvolver. Através do seu tempo a sós com Deus orando em línguas você consegue isso, você conhecerá a intimidade da voz de Deus que fez com que o salmista dissesse:

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque Dele vem a minha esperança.” – Salmo 62:5.

“Espera no Senhor, segue o Seu caminho, e Ele te exaltará para possuíres a terra…” Salmo 37:34

Assim, concluo o que tenho no meu coração para você neste momento, aconselhando-o a passar um tempo orando em línguas todos os dias para que a solução do seu problema venha através da direção do Espírito Santo em seu íntimo. Creio que o Corpo de Cristo está se juntando para ministrarmos uns aos outros nesses tempos do fim.

Seu amigo e colaborador,

DAVE ROBERSON

Author: Dave Roberson

Comments are disabled.