Carta DR Setembro 2016

DAVE  ROBERSON

Setembro – 2016

Querido Amigo,

 

            Tenho escutado sobre diversos tipos de ataques acontecendo contra o Corpo de Cristo. Por exemplo, muitos Cristãos estão tendo problemas em passar um tempo consistente em oração. Outros estão tendo problemas em perdoar e estar junto de pessoas. E muitos estão combatendo “o ataque das emoções de quinze metros”, onde o diabo alonga as emoções como um elástico a ponto de romper, e tenta fazer as pessoas caírem debaixo das pressões da vida.

Agora, a verdade é, o diabo não tem poder suficiente para fazer isto com nossas emoções. A Bíblia diz, Maior é o que está em vós do que o que está no mundo (1º João 4:4). E Jesus disse, “Eis que vos dou poder sobre TODA – não é metade, nem três quartos – sobre TODA a força do inimigo!” (Lucas 10:19) Mesmo assim, muitos Cristãos desabam embaixo da pressão, tempestades, contendas e ofensas que estão voando ao redor do Corpo de Cristo.

Precisamos nos manter fora de toda essa bagunça. Ataques são projetados para nos tirar do caminho de modo que nos desviemos da vontade de Deus e entremos no território do diabo. E a única razão do diabo ser bem sucedido é o fato dele achar algo em nós que possa usar como uma influência, a qual ele usa para tentar nos derrotar e nos tirar da vontade de Deus.

Você pode dizer, “Irmão Roberson, estou cansado de combater este bom combate da fé.” Aguenta ai, amigo, aguenta ai. Há coisas que você pode fazer para se fortificar.

Primeiro, NÃO PARE DE ORAR EM LÍNGUAS enquanto vai tratando dos seus afazeres diários. A medida que faz isto, está orando a vontade perfeita de Deus para sua vida e tudo que Cristo é em você. Segundo, PASSE BASTANTE TEMPO EM ADORAÇÃO NO SEU QUARTO. Deus o está chamando à Sua presença, pois é o único lugar que encontrará plenitude de alegria – a alegria d’Ele – a qual será sua força. E, finalmente APRENDA O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO que nos traz a possibilidade de MEDITAR EM SUA PALAVRA.

Entrar em momentos de assimilação da Palavra de Deus preenche e ocupa sua mente com o que Ele tem dito ao invés do que o diabo está dizendo e fazendo. Assimilação dá à sua mente a verdade que o ajuda a derrotar o inimigo e fortifica suas emoções com a força de Deus.

Por quê? Pois a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17) – NÃO é pelas suas ideias pré concebidas sobre o que a Palavra fala. Fé não vem pelas suas vitórias, nem pelas suas derrotas. Há somente um jeito: PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS. Acredite em mim quando digo que é importante preencher sua mente com a Palavra. Não espere nem mais um segundo!

Umas das maiores coisas que você pode fazer em seu caminhar espiritual é ser parceiro do Espírito Santo, seu Professor. E é exatamente isto que está fazendo quando oferece sua alma no altar da Palavra de Deus através da assimilação. Quando aprender isto, sua alma começará a trabalhar para você ao invés de ir contra você, e uma meditação do tipo “dia e noite” começará a tomar lugar dentro de seu espírito.

Com esta finalidade, recomendo que comece lendo um dos menores livros da Bíblia, como 1º João, uma vez atrás da outra. Estipule um objetivo para você mesmo de ler 30 vezes, 50 vezes, 100 vezes – o que conseguir. Veja, se passar diligentemente tempo na Palavra todo dia, logo glorificará Deus pelo fato das verdades de Sua Palavra serem os pensamentos plantados em sua mente ao invés dos que o diabo está tentando colocar!

Quero ressaltar este ponto mais uma vez: Você PODE se fortalecer e andar em vitória através de circunstâncias adversas estabelecendo um estilo de vida de oração em línguas, adoração em seu quarto, e preenchendo sua mente com a Palavra de Deus. Por favor, não espere para começar, e não espere para entender todas as razões do por quê VOCÊ deve fazer isto. Apenas comece pegando sua Biblia e lendo um livro em particular uma vez atrás da outra ou uma passagem completa que você quer prestar mais atenção. Este é o processo de assimilação e como você alimenta seu espírito com o alimento que precisa para começar a meditar na Palavra de Deus dia e noite.

As primeiras 30, 50, 100 vezes, tudo que tem que fazer é ter certeza que está prestando atenção no que cada versiculo DIZ; você não precisa entender o SIGNIFICADO. O Espírito Santo o guiará em toda a verdade, e levará o entendimento até você. Apenas continue lendo o livro, e quando terminar, volte ao começo e comece tudo de novo.

Pense nisto. No livro de 1º João, temos cinco capítulos escritos por um homem que viveu mais ou menos 105 anos e pregou o Evangelho na maioria deles. Lá pelos seus 100 anos, o Apóstolo João foi banido para a Ilha de Patmos pelo Imperador Domiciano. Foi lá que recebeu o Livro do Apocalipse.

A maior realização de João foi o testemunho de Jesus como o explicado no Livro do Apocalipse, o Evangelho de João, e suas três pequenas epístolas. Isto significa que seus escritos contém a sabedoria que ele acumulou durante o curso de sua longa vida como servo de Jesus. Acredite, eles valem a pena serem assimilados.

Deixe-me dizer como esse processo de assimilação funciona. Pense em uma criança de cinco anos saindo de um avião em um país estrangeiro. Será que aquela criança diz, “Sendo a criança de fé que sou, confesso que acredito que vou aprender a língua deste país”? Não, ela não precisa fazer uma confissão de fé para aprender a língua daquele país, porque sua alma tem o poder de ASSIMILAR a língua. Ela aprenderá porque sua alma descobrirá e se apropriará das palavras necessárias para sua sobrevivência.

O mesmo acontece com cada um de nós. Normalmente tentamos usar apenas um atributo de nossa alma – nosso intelecto – quando estamos aprendendo uma nova língua. Mas há outros três atributos da alma: a mente, a vontade, e as emoções. Quando temos estes três outros atributos envolvidos com nosso intelecto, a assimilação tomará lugar.

Do mesmo modo, você pode cair de paraquedas em qualquer livro da Biblia e permitir que o Espírito Santo o ensine à medida que a mente daquele livro começa se formar em você através da assimilação. Versículos difíceis de entender começarão a ser organizados juntos com o contexto inteiro e você entenderá mais e mais a mente de Cristo naquele livro.

Quando começar a assimilar um dos livros, tenha certeza de ler deliberadamente e precisamente, reconhecendo em seu coração o que têm lido. Se sua mente de repente se dispersar para outro lugar e você ler cinco versículos sem reconhecer o conteúdo, volte para o último versículo que se lembra e comece a ler de lá novamente. À medida que faz isto diligentemente, se libertará do hábito de permitir que sua mente se disperse. Talvez tenha que começar, como eu, lendo a Palavra em voz alta de forma a ajudá-lo a prestar atenção. Contudo, hoje eu oro em línguas silenciosamente na altura da minha respiração enquanto leio e obtenho o mesmo efeito.

Aqui vai um pequeno resumo de como eu passo tempo assimilando a Palavra. Quando estou lendo um livro em particular, tenho que ter certeza de que estou focando no que cada versículo diz, mesmo que eu não saiba o que alguns dos versículos significam. Se há alguma palavra que eu não conheço em um versículo difícil de entender, olho no dicionário ou concordância, mas não me preocupo com isso até que tenha lido o livro uma vez atrás da outra até atingir o objetivo proposto para eu mesmo. Faço isto porque não quero perder tempo tentando entender o significado de versículos especificos antes de ter permitido que a mente de Cristo contida naquele livro seja formada em mim. Se possível, também consigo uma gravação em áudio do livro e a ouço, especialmente em momentos onde não preciso me concentrar em outras coisas.

O objetivo com a assimilação é assimilar a imagem completa do livro – ou porção da Escritura mantida no contexto – no nosso interior, não é fazer um estudo das palavras de origem Grega. Este processo é o que o salmista quis dizer quando falou sobre o homem que medita na palavra de Deus dia e  noite, dia e noite, dia e noite – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:2).

Este versículo não está dizendo que precisamos nos mudar para um convento, olhar por uma pequena janela quadrada e proclamar, “Eu saí do mundo! Agora sou livre para meditar na Palavra dia e noite.” Deus sabe que temos responsabilidades e necessidades diárias para cuidarmos, mas ainda assim podemos começar a implementar este processo de assimilação, onde colocamos a Palavra em nós ao ponto que nosso espírito possa meditar – habitualmente ponderar e estudar – o que Deus disse dia e noite.

Se um Cristão se preencher com a Palavra de Deus, seu espírito meditará nela continuamente, e Salmos 1:3 transmite os resultados: Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará.

Quero enfatizar mais um ponto nesta questão da assimilação: A maneira mais efetiva de assimilar a Palavra é orar em línguas enquanto você lê. Como disse antes, tive que aprender a fazer isto por um periodo de tempo, porque no começo era mais fácil para eu prestar atenção quando lia a Palavra em voz alta. Mas desde que eu treinei eu mesmo a prestar atenção naquilo que estou lendo, agora posso ler a Palavra em minha cabeça enquanto, ao mesmo tempo, oro silenciosamente em línguas.

Veja, quando ora em línguas, estou na verdade falando os mistérios de tudo que Cristo é em mim, e isto permite que eu tenha a mente – a imagem – que Deus transmitiu a este mundo.

Você pode perguntar, “Devo esperar que o inimigo venha me combater para começar este processo de assimilar a Palavra até que meu espírito possa meditar dia e noite?”

Ah, sim, garanto que Satanás lutará contra você. Mas continue, aprenda a ser diligente e se recuse a desistir. Deus tem dado a você as instruções e as ferramentas espirituais que precisa para se fortalecer n’Ele e continuar andando em TUDO que Cristo é em ti.

 

Seu colaborador,

Dave Roberson

Author: Dave Roberson

Comments are disabled.