Carta AMD Maio 2019

Amado(a) Irmão(a),

No estudo deste mês, vamos ver na Palavra de Deus como é prejudicial o medo, pois ele tira as nossas forças.

Veja o que Deus diz em II Tim.1:7 – “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (mente sã).” Quando nascemos de novo, recebemos a natureza de Deus, que é poder, amor e mente equilibrada.

Vemos algo semelhante em Romanos 8:15 – “Porque não recebeste espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Isso quer dizer que recebemos a nova natureza capaz de clamar Aba Pai, porque Ele é nosso Pai, e essa natureza que recebemos não é controlada pelo medo; Deus não tem medo de nada e nem se assusta com nada.

Vamos agora observar I João 4:18 – “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” Ele não está dizendo que quem nasceu de novo não tem medo, mas sim que quem está sempre com medo não é maduro espiritualmente, em seu andar com Deus, porque o medo não está no amor de Deus. Nós sabemos quão horrível é experimentar o medo, e ele vem do diabo.

Quando Adão e Eva pecaram, Deus veio no jardim e chamou por Adão e ele estava escondido e disse que estava com medo, então o diabo viu que, o medo fez o homem fugir de Deus.

Vamos ver, um pouco, da história do rei Davi em I Sam. 21:10-15 – “Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei de Gate. Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba. Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltavam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa? I Sam.22:1 – Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele.” Veja como Davi ficou com medo de Aquis, o homem que seria o fundamento do que os judeus seriam; ele não só estava com medo de Saul como de Aquis também. A primeira coisa que o medo faz é trazer esquecimento de todas as vitórias conquistadas, pois antes deste fato, Davi matou o leão e o urso, matou Golias, mas se esqueceu de tudo isso e que Deus estava com ele e que o ajudou a cortar a cabeça de Golias, ele se enfraqueceu na fé por causa do medo. Davi tinha que ter louvado a Deus nessa hora difícil, pois foi ele mesmo que escreveu os Salmos que vamos listar abaixo.

Sl.27:1,3 – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.”

Sl.56:4 – “Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?”

Sl.118:6 – “O Senhor está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?”

Sl.3:6-7 – “Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te Senhor! Salva-me, Deus meu, pois fere nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.”

O que aconteceu com Davi, foi que se esqueceu de louvar a Deus; pois é, o medo faz isso, traz esquecimento das práticas da oração. Tudo o que o diabo não quer, é que você louve a Deus nas dificuldades.

O Livro de Crônicas narra que quando Israel foi a guerra, o exército louvou primeiro e cantou: “sua misericórdia é eterna”, com isso o inimigo entrou em confusão entre si, matando uns aos outros. O que aconteceu, nesse caso, foi que os diabos foram para cima do inimigo. E, se nós quando estivermos com medo, começarmos a louvar a Deus, vai acontecer o mesmo conosco, a vitória está garantida.

Vamos ler Provérbios 27:21 – “Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim o homem é provado pelos louvores que recebe.” Isso quer dizer que a pureza da nova natureza quando louva a Deus, tira as impurezas para receber a vitória nas batalhas. Essa nova natureza quer louvar o Senhor, mas muitos cristãos não louvam por causa do medo que os oprime.

Veja, agora, Isaías 12:1-6 – “Orarás naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.”

O diabo sabe o que vai acontecer com você se você louvar a Deus, porque Deus habita no meio dos louvores, mas como Ele vai habitar nos louvores se não tem louvor para Ele? Em Salmos, lemos com relação aos louvores, que ao levantarmos as mãos para louvarmos o Senhor, nosso coração está cheio de ações de graças. Mas, o medo faz com que esqueçamos dos louvores.

Voltando ao caso do Rei Davi, ele esqueceu que foi Deus que o fez Rei de Israel e o inimigo sabia disso, assim é conosco, o diabo sabe que nascemos de novo, mas se ele conseguir fazer com que você se esqueça que você é rei e sacerdote do Deus Altíssimo e que você pertence a uma geração escolhida e que é povo que foi transportado do império das trevas para a glória de Deus, então ele vai roubar seus louvores por causa do medo e vai fazer você se esquecer também, de que você é mais que vencedor, em Cristo Jesus, e mais ainda, que você é filho de Deus e que foi ressuscitado dos mortos e que está sentado à direita de Deus Pai e que você tem autoridade nessa vida e por isso você reina; assim como Ele é, você é também. Que horror que é o diabo, ele faz você se esquecer de tudo isso, por causa do medo.

Se o diabo faz você se esquecer de quem você é, ele faz você se esquecer do que você pode fazer.

Deus não enviou Sua Palavra para nos fazer doentes, cheios de necessidades e trazer destruição para nossas vidas, mas por causa do medo veja o que o diabo faz, a mente pensa que não pode nada, que não vai conseguir nada e não vai ter nada e vai aceitando todas as dificuldades.

Veja o que o medo fez com Davi, mudou o comportamento dele, e se esqueceu que foi ungido rei, e você quando está com medo, se esquece que nasceu de novo e que foi ungido como filho de Deus.

Pois bem, com esse estudo de hoje, encorajo você a passar mais tempo orando em línguas para que o Espírito Santo traga a revelação de quem você é em Cristo Jesus e não se esqueça de louvar o Senhor no meio das dificuldades.

A vitória está garantida para você, meu irmão(ã). Persevere e confie!

Paz e Graça! Ana Maria.

Author: Ana Maria Dias

Comments are disabled.