Carta AMD Dezembro 2019

Amado(a) Irmão(a),

As Escrituras dizem que a Palavra de Deus é fiel e ela se cumpre.  Mas, para recebermos todas as Promessas de Deus, devemos estar atentos às suas orientações e sermos diligentes em praticar a Palavra.

Vamos juntos acompanhar o que está escrito em Salmos 91:3 – “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” Observe que Deus diz que nos livra do laço do inimigo. V.5 – “Não assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia.” Ele está dizendo que “não” temerá, mas ele não está dizendo que não haverá circunstâncias, mas não temerá. V.11 e 12 – “Porque aos seus anjos dará ordens para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” Veja que os anjos se envolvem com a sua vida, que na verdade é o próprio Deus presente. V.13 – “Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.” Entenda que isso é uma guerra espiritual.

Vamos agora para Provérbios 3:1-8 – “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Veja como Deus fala que temos que confiar nele de todo coração; mas será que os cristãos creem totalmente em Deus para serem abençoados em tudo o que precisam, ou creem até certo ponto? Vamos considerar todas as pessoas do Antigo Testamento que Deus abençoou, o que eles fizeram para serem abençoados, sendo que não eram salvos e nem considerados filhos de Deus como nós somos? Mas, não podemos nos esquecer de que a vida deles era de compromisso com Deus. Observe a vida de Abraão, como Deus falou com ele, e Noé também que se tornou o pregador da justiça; a justiça da Palavra de Deus e não da salvação porque a salvação ainda não estava disponível. Pensando em tudo isso, nós que somos lavados no Sangue do Cordeiro havemos de receber menos que eles? É preciso entender que Deus tem e pode fazer muito mais para nós. Acontece que pomos mais atenção e fé na salvação e deixamos o resto lá esperando que aconteça por si só. A única coisa diferente entre nós e eles é que nascemos de novo. Mas, eles ouviam Deus e obedeciam, e por isso, eram abençoados. Podemos examinar a vida de Davi, Moisés, Daniel, e tantos outros que ouviam Deus. O que Deus fez para eles, Deus faz para nós também que nascemos de novo e temos o Espírito Santo que habita em nós.

Vimos em Salmos e Provérbios Deus falando em nos dar longevidade, em acrescentar anos de vida, mas isso não acontece em um corpo que está constantemente em aflição interior. Obviamente, que ninguém tem prazer na dor e doença. Deus quer nos dar saúde e nos ver sarados de todas as enfermidades. A Bíblia diz que pelas chagas de Jesus já fomos sarados e que Jesus levou sobre ele todas nossas doenças; portanto, doença não dá vida longa. Se lidamos com algo que encurta nossa vida, Deus diz vou mudar isso para que seja acrescentado longos anos de vida a você; então ele cura e dá saúde. Sei que podemos viver mais do que pensamos, porque ele disse que vai acrescentar, isto é, vai haver uma mudança em sua vida, trazendo saúde e cura. Deus disse que vai intervir e acrescentar dias de vida, só que, porque nascemos de novo pensamos que tudo já está perfeito em nós automaticamente, e porque se tem a graça não é preciso fazer mais nada. Esse conceito errado vem da falta de entendimento da Palavra.

Sabemos que não estamos debaixo da Lei, mas temos nossas responsabilidades como cristãos, ainda assim temos que fazer nossa parte e não esperar que as bênçãos desçam automaticamente.

Preste atenção no que diz Salmos 91:1-4 – “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo….” Ele começa dizendo que vai nos livrar do mal e nos dar segurança, então vou clamar e ele me ouvirá, mas isso não acontece do nada; é preciso praticar a Palavra, fazer o que ela diz para ter a proteção de Deus. E ele explica como receber, tem que habitar nele para descansar em Sua Sombra. Temos que entender que habitar no esconderijo do Altíssimo não é a salvação, mas uma opção, e não acontece automaticamente com a salvação.

Observe quais palavras que devem estar em seus lábios: Senhor, Tu és o me refúgio, meu esconderijo, minha segurança; então essa declaração vai se tornando a sua vida, e você começa a ver o que Deus fala na Palavra acontecer em você. Mas, saiba que essa declaração não deve ser feita apenas quando se está na igreja, e depois, durante a semana, nem se lembra mais do que Deus é na sua vida. Essa atitude é que tira você da sombra do Altíssimo.

Seguindo o que está escrito em Salmos 91, com a prática teremos a proteção de Deus, porque a Verdade, que é a Palavra, traz a proteção e é assim que se encontra a graça e misericórdia no dia da necessidade, porque a Verdade é pavês e escudo, conforme está escrito no v4.

Vejamos agora os versículos seguintes V.14 – “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.” Ele diz aqui para pôr o amor nele. Você se lembra que Jesus fez referência ao 1º Mandamento – amar seu Deus de todo o seu coração, alma e corpo, com tudo o que há em você. Pois é, Ele quer dizer, porque você pôs o amor sobre mim então, Eu libero o meu amor sobre você.

Observe que em Salmos 91 Deus não está falando para sacrificar animal, para quem guarda a Lei, essa Palavra fala sobre o relacionamento, porque Deus diz: quando você puser seu amor em mim, Eu vou responder ao seu clamor. Na verdade, quando pomos nosso amor nele, paramos de pedir coisas que satisfaçam a carne e pedimos ao Pai para que Ele nos diga o que Ele quer que façamos. Quando temos relacionamento com Deus, tem causa e efeito.

Veja Jeremias 1:12 – “Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” Vai depender de nós buscarmos o Senhor para Ele cumprir sua Palavra em nós, devemos buscar a Presença Dele.

Observe o que diz Provérbios 3:4-8 – “Acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Quantos benefícios de Deus para quem o busca de todo coração, até os homens nos farão favores, mas a manifestação dessas bênçãos está em guardarmos a Palavra de Deus no coração e confiar; não seguir os próprios pensamentos e entendimento pessoal. É para nós temermos a Deus e apartarmos do mal, ao fazermos isso teremos o resultado da manifestação do que Deus disse, porque Ele prometeu que a Palavra Dele não volta vazia.

Ao fazer da Palavra de Deus uma prioridade em sua vida, o poder dela é tal que vai acrescentar dias de vida e trazer a paz. Quando a Palavra entra em nossas vidas ela tem o poder de afetar nosso corpo. Portanto, temos a responsabilidade de fazer nossa parte, porque as bênçãos não acontecem do nada.

Aconselho você a estudar a Palavra e se apresentar aprovado por Deus. Leia bastante a Palavra, ore em línguas. Quem quer bons resultados na vida, deve fazer sua parte para ver acontecer. Deus sempre quer nos abençoar e responder nossas orações.

Oro a Deus para que você, meu Amigo(a), tenha um Feliz Natal com sua Família e que a Paz reine nos corações de vocês. Jesus o(a) ama e eu também.

Graça e Paz!

Ana Maria.

Author: Ana Maria Dias

Comments are disabled.