Carta AMD Maio 2020

Amado(a) Irmão(a),

Considerando a tribulação que o mundo está passando no momento, com esse coronavírus, precisamos, mais do que nunca, estar atentos ao que Deus diz em Sua Palavra, para sabermos como agir e receber proteção de Deus.

Vejamos o que está escrito em Lucas 21:25-28 – “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa dos bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” Jesus está dizendo que haverá uma confusão na terra e os homens ficarão desesperados, e, no meio desse desespero Jesus virá. As coisas vão acontecendo gradativamente e Jesus diz que é para olharmos para cima, nos momentos de aflição. 

Haverá dois tipos de grupos de pessoas; um que vai ficar perplexo e angustiado, e o outro será os que olharão para o alto. Perceba que Jesus falou que quando essas coisas começarem acontecer é para olhar para o alto, isto é, para guardar o coração e buscar Deus.

Vamos falar da atitude de alguns cristãos para os acontecimentos do momento; têm os que estão olhando para os fatos da pandemia, olhando para os políticos, olhando para as guerras, estão olhando para os lados e se esquecendo de olhar para o alto. O maior problema agora é que os homens querem ter controle sobre tudo. No entanto, a Bíblia diz que é para olhar para Jesus, O Autor e Consumador da Fé. O diabo faz com que os cristãos fiquem distraídos com os fatos para não serem testemunhas no mundo.

Observe Salmos 37:1-2 – “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” O Senhor está dizendo para não ficarmos indignados com o que está acontecendo no governo, com o que eles estão fazendo. V.4-8 – “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.” O Espírito Santo está nos dizendo para largarmos o mal, pois Jesus morreu por todos, inclusive pelos homens do governo, da política, pois ele ama a todos. Pois, o oposto de confiar no Senhor é olhar para a confusão das nações. Confiar no Senhor é fazer o que a Palavra diz: louvor, adoração, meditação. A escolha é sua em aceitar que o Senhor é a sua alegria e que você se alegra Nele, e assim, o que está no coração Dele estará no seu também. E, o que está no seu coração, Ele vai fazer acontecer. Se nos envolvermos com a confusão política, facilmente ficaremos com raiva deles e isso não é bom para nosso coração.

V.9-11 – “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” A Palavra de Deus diz que devemos esperar no Senhor, e em mil anos vamos reinar aqui na terra com Cristo Jesus, e depois de mil anos teremos novos Céus e nova Terra. Lemos acima que, os que estão na liderança agora serão tirados, posto fora.

V.12-15 – “Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados.” Para Deus, os pecados dos homens é como bater na cara de Deus, as leis que aprovam contra a Palavra de Deus, por exemplo, tais homens pensam que têm a palavra final, e é isso que lemos acima, que Deus se ri deles, porque todo mal que estão fazendo se voltará contra eles mesmos.

V.16-21 – “Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos o Senhor os sustém. O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão. Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do Senhor serão como o viço das pastagens; serão aniquilados e se desfarão em fumaça. O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá.” Deus está dizendo para não nos preocuparmos com a prosperidade do ímpio; assim como Deus sabe dos dias dos ímpios, Ele sabe, também, dos dias dos que estão com Ele. E Deus diz que mesmo na dificuldade destes dias, o justo ainda quer ajudar o necessitado, e assim o faz.

Vamos continuar a leitura deste Salmo, V.22-31 – “Aqueles a quem o Senhor abençoa possuirão a terra; e serão exterminados aqueles a quem amaldiçoa. O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção. Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada. Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.” Então, o Senhor diz que nos dias da confusão é para olharmos para o alto, porque vamos habitar na terra. Pois, quem pratica a Palavra saberá a direção dos passos que se deve  dar, e através dessa pratica diária, na vida, o sustento virá, porque a provisão vem de Deus; no entanto, a descendência do ímpio será exterminada.

Continuando, vamos para os versículos finais, V.32-40 – “O perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida. Mas o Senhor não o deixará nas suas mãos, nem o condenará quando for julgado. Espera no Senhor, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados. Vi um ímpio prepotente e expandir-se qual cedro do Líbano. Passei, e eis que desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado. Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade. Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada. Vem do Senhor a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação. O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio (confiam Nele).” Deus está querendo nos mostrar uma imagem: quando os judeus não quiseram mais ouvir o Profeta Jeremias, puseram-no num buraco, não quiseram a Verdade; acontece que nós somos livres para escolhermos o que queremos, contudo, o que é certo, é o que está escrito na Palavra na Deus.

Então, Deus disse que não nos abandonará, Ele é o nosso provedor, mas para isso temos que confiar Nele; e é por isso que os cristãos não podem ficar atemorizados nem aflitos com as circunstâncias do momento presente, acabando por perder os cuidados de Deus em suas vidas, porque Jesus disse: não se turbe vosso coração.

Outro exemplo para este Salmo, é a vida do Profeta Daniel que foi acusado pelos sátrapas ao rei, de desobediência, ele foi condenado e jogado na cova dos leões, mas, Deus o protegeu da morte e os que o acusaram, foram lançados na cova, para serem devorados pelos leões.

Deus sempre irá proteger os que confiam Nele!

Passamos sim por tribulações, mas por confiarmos em Deus, Ele sempre provará para nós Seu poder, para nos livrar.

Por isso, meu conselho a você que, às vezes, fica desanimado e desencorajado, olhe para o alto, busque ao Senhor através da oração e adoração ao Senhor e através dessa comunhão diária, seu coração se fortalecerá e Deus será sempre o socorro presente na hora das tribulações. Graça e Paz! Ana Maria.

Author: Ana Maria Dias

7 Comments

  1. Amém!
    Marici Sá – MinAMD

  2. Gloria a Deus por essa palavra maravilhosa!

  3. Glória a Deus!!
    Marici Sá – MinAMD

  4. Muito edificante

  5. ôla Graça e paz eu gostaria muito de ser abençoada com as cartas, se for possivel eu gostaria muito re recebelas na minha casa

  6. Paz do Senhor! Pastora Ana Maria.
    Foi muito boa essa palavra falou comigo, meu coração estava um pouco aprensivo .
    Peço oração estou morando sozinha tem parente próximo na Rua.

    Deus abençoai e muitos obrigada

  7. Glória a Jesus por essa carta Ana! Louvamos a Deus por sua vida e ministério. Temos recebido benção, ela veio nos edificar e nos encorajar em momentos de tribulações que temos enfrentado. Deus abençoe.