Carta AMD Junho 2020

Amado(a) Irmão(a),

Vamos juntos observar nas Escrituras como é importante a fé e confiança para andarmos com Deus. Como exemplo disso, podemos lembrar da mulher do fluxo de sangue que foi curada com a própria fé; outro exemplo, a fé do centurião curou o servo dele que estava morrendo, outro caso, aquela mulher cananéia, que recebeu a libertação de sua filha através de sua fé, e muitos outros milagres.

Vejamos então Hebreus 11:1 e 6 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem… De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Os hebreus estavam passando por perseguição e por isso essa carta vem para encorajá-los a perseverarem na confiança no Senhor. Mas, quem são esses hebreus? São aqueles judeus que estavam no cenáculo e foram cheios com o Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas; e por causa da festa que estava havendo, a cidade estava movimentada; Pedro cheio com o Espírito Santo e poder, prega para os judeus, Cristo Jesus, o Salvador.

Vejamos o que aconteceu a seguir do dia de Pentecostes em Atos 2:36-41 – “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” Esta foi a primeira pregação evangélica, com três mil convertidos.

Depois em Atos 4:1-4 – “Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus a ressurreição dentre os mortos; e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.” Agora, já tinham mais cinco mil convertidos, pois esses são os hebreus convertidos.

Vamos agora para Atos 5:12-14 – “Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão. Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles.” Veja, que nesse momento já era a multidão se convertendo, multidão dos judeus.

Veja, Atos 6:7 – “Crescia a Palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.”

Então, nesse primeiro século milhares e milhares de judeus e sacerdotes estavam sendo salvos.

Perseguições piores vieram para eles. Mais tarde, o Templo foi destruído pelos romanos e os judeus foram dispersos; por dois mil anos os judeus ficaram sem pátria. E, com isso milhares e milhares de hebreus evangelizaram o mundo, então esse é o contexto dos hebreus. Devemos lembrar que Jesus advertiu que Ele não veio trazer paz, mas fogo.

Pois bem, os filhos dos judeus que se convertiam eram perseguidos pela família e chegavam a ser deserdados. Agora, podemos entender o que está em Hebreus 10:32-36 – Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados sustentastes grandes luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.”

Embora tivessem sido perseguidos, tiveram alegria, fizeram proezas e até receberam o espólio.

Então, perseverança é a chave, e eu digo que, quem levanta os braços para adorar a Deus no meio das circunstâncias, está andando na fé.

A pressão que esses homens sofreram era para que rejeitassem Jesus e voltassem para a Lei de Moisés, e assim teriam a herança dos pais de volta.

Sabemos que antes de Pedro pregar para Cornélio não haviam gentios salvos ainda; somente os judeus eram salvos e, foram eles que mudaram o mundo. Mas, mais adiante dessa passagem que lemos acima, fala-se de Noé, Moisés, Abraão, etc., cada um desses mudou sua geração e todos passaram por tribulação, mas permaneceram firmes na fé.

Tem aqueles que aceitam Jesus, são salvos, e quando vêm os problemas desanimam e querem desistir de andar na fé, porque pensam que aceitar Jesus é receber bênçãos sem guerra nenhuma; acontece que o diabo virá sempre atrás da Palavra de Deus, a tentação vem para fazer desistir e parar.

Veja o que Jesus diz em Lucas 6:27 – “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.” Jesus diz: ame. Ser agradável ao seu inimigo não quer dizer que ele vai te tratar bem. Os pecadores amam os que os amam. Temos que pensar na perspectiva do Céu. Portanto, não abandone a confiança em Deus, siga as instruções da carta aos hebreus que é para nós cristãos. Não devemos desanimar nem abandonar a fé quando tudo ficar difícil na vida.

Continue firme buscando Deus de todo seu coração, porque Ele está presente fortalecendo seu coração para vencer a batalha, em Nome de Jesus. Graça e Paz! Ana Maria

Author: Ana Maria Dias

6 Comments

  1. Olá,Janaína!
    Não desista, persevere em oração, orando em línguas e lendo muito a Palavra, tenha uma comunhão plena com Jesus.
    Ele te ama muito e nós também.
    Deus te abençoe,
    Marici Sá – MinAMD

  2. Estou lutando desde 2011,não sei oque fazer
    Essa semana comecei a estudar sobre fé o livro de hebreus 11:1 falou muito comigo.
    Obrigado!
    Deus abençoe poderosamente!

  3. Amém!
    Marici Sá – MinAMD

  4. Glória a Deus!
    Marici Sá – MinAMD

  5. Gostei muito da carta, vou compartilhar. Obrigada

  6. Excelente