Carta AMD Setembro 2020

Amado(a) Irmão(a),

Quero falar com você, neste mês, sobre “domínio”, que as Escrituram falam e que nos foi dado em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

O domínio que a Bíblia fala para exercermos não é por nós mesmos, mas através do Espírito Santo. Os homens podem fazer muitas coisas grandes, até construírem impérios com poder e domínio próprio, mas onde está o domínio para as curas acontecerem?

Vamos lembrar de Abraão, o pai da fé, ele tentou ajudar Deus com as suas ideias; isso acontece até hoje nas igrejas com suas ideias criando programas para ajudar as pessoas, e sabemos que todas essas ideias são sem o poder de Deus.

Mas, nós estamos atrás da atuação do Espírito Santo, onde o cego vê, o paralítico anda, etc., veja a importância de confessar o que vai acontecer, usando a Palavra de Deus.

Lemos nos Evangelhos que Jesus curou todos os enfermos que vieram até ele, então se você tiver uma palavra verdadeira de Deus, você verá os enfermos serem curados, mas cuidado com aquelas palavras dadas na frente da igreja que algum irmão da igreja lhe dá, ou aquelas palavras proféticas pagas por muitos reais, essas são puro engano do inimigo.

A Palavra verdadeira de Deus é a que Ele deu para Abraão, que com noventa e nove anos teria um filho, entenda que a Palavra de Deus é como uma semente, pois produz o que diz.

Vamos ler I Timóteo 1:18 – “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate.” Segundo as profecias, a palavra rhema vem de muitas maneiras, mas cuidado, porque o diabo virá atacar, fazendo você pensar que nunca vai acontecer o que Deus falou.

Vejamos, então, I Timóteo 4:14-15 – “Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.” Isso quer dizer que é para você guardar no seu coração o que Deus falou a seu respeito, e não é para você sair falando por aí, simplesmente, permaneça nas profecias, chamamos isso de esperança, que quer dizer, saber esperar.

Mas, fique atento, pois o inimigo virá sempre indagar se foi Deus mesmo quem falou tal e tal coisa, pois, ele age da mesma maneira que fez com Eva no Jardim, pois, ele irá lutar contra as profecias de Deus e por isso você terá que confiar no Senhor, no que ele te disse; observe que não há coincidência, o diabo virá, atrás de você, naquela área fraca sua. Quando você está com medo de que algo ruim pode acontecer em sua vida, é nessa área que o diabo virá pegar você. Lembre-se que Abraão tentou de tudo para ter um filho, mas nada funcionou, o que sobrou para ele foi a confissão na Palavra, e digo que essa prática, também, não é nada fácil, pois tem que ficar horas desenvolvendo a esperança de Deus na alma.

Veja como isso funciona, vamos ler Romanos 12:2 – “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Esse versículo é tão conhecido que lemos e passamos por cima do conteúdo, veja que não se está dizendo que a transformação é do espírito, mas é no âmbito da alma, portanto é na mente que deve acontecer a transformação. Pense nas pessoas que você conhece que nasceram de novo e foram batizadas com o Espírito Santo, pessoas que oram em línguas e cantam bonito na igreja, mas, no íntimo, são más como cobras; isso porque não têm a transformação na mente. Entenda que, enquanto a semente da Palavra não dominar nosso “jardim” não se tem a transformação e a renovação da mente.

Veja Provérbios 24:30-31 – “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas.” Aconselho você ler esse capítulo todo de Provérbios, pois ele fala da sabedoria de Deus, e a esperança está na sabedoria. Então, se não tivermos a esperança de Deus na mente com a imagem que a Palavra produz, não chegaremos lá onde estão as promessas do Senhor para nossas vidas; foi assim que Deus fez com Abraão, mandou que ele olhasse para o céu e contasse as estrelas, ele adquiriu uma imagem na mente que lhe deu esperança, Deus também mandou que ele contasse os grãos de areia, foram coisas que Deus deu para ele ver, essas imagens afetaram a mente de Abraão.

Vamos entender esse processo da imagem e esperança, se seguirmos o que temos em nosso cérebro e, à propósito, não fizermos nada com essa natureza que recebemos de Deus e deixar que a vida tome seu rumo natural, então, as circunstâncias é que irão programar sua esperança, e por isso nada vai mudar e você continuará tendo o que já tem, sem mudanças e solução.

Então, esse não fazer nada, tem a ver com o que lemos acima em Provérbio, sabe como é aquele tipo de comodismo espiritual, quer mudanças, mas não muda onde é preciso, no caso, a mente. Por fim, todos nós acabamos fazendo o que Abraão fez, depois de esperar por anos e não viu o resultado, mas por fim, ficou firme, na promessa confessando sem enfraquecer na fé, ele reprogramou a imagem dada, se não tivesse feito isso, o campo dele continuaria com espinhos e pragas nas plantas (Prov.24:31) .

O diabo sabe como funciona o mecanismo do domínio, ele quer impedir que funcione usando as mentiras.

Qual é o propósito desta carta, dentro do contexto, se você não fizer nada para adquirir a sabedoria de Deus, estudando a Palavra e orando, o que vai acontecer com o “campo”, o mundo vai mandar todo tipo de coisas negativas, sendo que já fomos redimidos da maldição e por isso não é para faltar nada em nossas vidas, pois ao redor de nossa “vinha” haverá um muro de proteção para proteger a plantação, contra as raposas. Mas, se não fizermos nada e formos “preguiçosos” deixando nossa mente com os conceitos do mundo, ou até mesmo, com os conceitos da religião, o que irá acontecer, até mesmo os muros de proteção cairão. O inimigo trará desânimo através da doutrina errada e pensamentos errados.

Veja Isaías 49:24-35 – “Tirar-se-ia a presa ao valente? Acaso, os presos poderiam fugir ao tirano? Mas assim diz o Senhor: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tirano fugirá, porque eu contenderei com os que contendem contigo e salvarei os teus filhos.” Para ficarmos livres do que está nos dominando, temos que ter a visão de Deus impressa em nossas mentes. Temos que saber que o que lemos em Provérbios, não acontece por acaso, mas é devido ao que temos em nossa mente; portanto, as profecias ou a Palavra tem que estar dentro de nós como um filme, produzindo a esperança, porque a esperança não tem substância, mas a fé sim, tem substância.

O que aconteceu com Abraão e Sara, foi que, à propósito, tiveram que ver algo diferente em suas vidas, com relação ao que Deus falou para eles, ou seja, tiveram que mudar o que viam no natural, pois era diferente.

A primeira coisa que tem que acontecer, como exemplo, de Abraão e Sara, foi crer no coração, e a segunda é a confissão do que Deus disse.

Agora sim, podemos entender que o domínio que a Bíblia fala, para exercermos, não é por nós mesmos, mas através do Espírito Santo que lidera nossas vidas, através da transformação que acontece em nossa mente, porque para poder dominar tem que ter fé e esperança de Deus, e é aí que o Espírito Santo, com seu poder, traz domínio. Lembrando que Adão perdeu o domínio, foi porque caiu de Deus e o Espírito Santo o deixou.

A vida espiritual com o Senhor exige conhecimento pleno da verdade, sendo que só recebemos isso através da meditação da Palavra, oração em línguas, louvor, adoração e jejum.

Digo a você, meu irmão(ã), que não é nada difícil, tudo de Deus é muito simples, basta se aproximar Dele com coração sincero através da oração, e Ele fará o resto. Jesus é Maravilhoso, não tem ninguém igual a Ele!

Deus o abençoe!

Graça e Paz! Ana Maria.

Author: Ana Maria Dias

6 Comments

  1. Deus Seja Louvado!!

  2. Deus continue te abençoando pastora.
    você sua família e Ministério.
    glória a Deus ensino maravilhoso!!

  3. Olá, Emanoel
    Nós também ficamos muito felizes em saber que estes ensinos edificam sua vida. Glória a Deus!
    Marici Sá – MinAMD

  4. Aleluia Glória a Deus que ensino maravilhoso eu gosto muito desse ministério do pastor Dave Robersom tem me ajudado muito.

  5. Aleluia!!
    Marici Sá – MinAMD

  6. Amém! Santas palavras! Glória a Deus por este ministério.